Publicidade

Óleo essencial de alecrim (cabelo)

Indicações

Queda de cabelo em homens e mulheres (ver Observação sobre os estudos para esta indicação), para fortalecer o cabelo, para manter a saúde do couro cabeludo, para controlar a caspa, para limitar o envelhecimento prematuro do cabelo.

Ingredientes

– Óleo essencial de alecrim (Salvia rosmarinus Spenn.), se possível escolher um óleo biológico (orgânico).

– Eventualmente, utilize uma base vegetal, como o óleo de abacate ou de semente de uva, para diluir o óleo essencial de alecrim.

Preparação

– Utilizar o óleo essencial de alecrim in natura ou diluí-lo em alguns ml de óleo de abacate ou de semente de uva.

Posologia

– Aplicar algumas gotas de óleo essencial diretamente no couro cabeludo afetado pela queda de cabelo. Não aplicar no cabelo, mas sim no couro cabeludo ou na linha do cabelo. Recomenda-se a aplicação de alecrim à noite antes de ir para a cama e depois enxaguar pela manhã. É aconselhável adotar um tratamento a longo prazo (meses ou anos).
– Ou utilizar a mistura de óleo essencial de alecrim com óleo vegetal, também aplicado diretamente no couro cabeludo. No estudo mencionado abaixo em Observações, os participantes utilizaram uma preparação diluída em um óleo vegetal de óleo essencial de alecrim.

Observações:
– Normalmente, o óleo essencial de alecrim, mesmo aplicado diretamente no couro cabeludo, não provoca reações alérgicas, mas para testar se é alérgico, comece aplicando em uma pequena área do couro cabeludo antes de espalhar para toda a área afetada pela queda de cabelo.

– Você também pode adicionar algumas gotas de óleo de alecrim ao seu xampu ou condicionador.

– É necessário utilizá-lo duas ou três vezes por semana durante seis meses para ver uma melhoria significativa, como explica um dermatologista americano em um artigo sobre este assunto publicado pela Cleveland Clinic em Março de 2023.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou amamentando. Pessoas alérgicas ao alecrim.

Observações

– Estudos demonstraram que o óleo essencial de alecrim pode auxiliar a ter um cabelo mais longo e saudável. O óleo essencial também ajuda a combater a queda de cabelo. De fato, os pesquisadores descobriram em um estudo que o óleo essencial de alecrim (rosemary oil em inglês) era tão eficaz na promoção do crescimento do cabelo como o minoxidil, um medicamento frequentemente utilizado para tratar a queda de cabelo em homens e mulheres. Este estudo1, publicado em 2015  envolveu pessoas com alopecia androgênica (calvície masculina ou calvície feminina).

Efeito
Acredita-se que o efeito sobre a queda de cabelo provém principalmente do ácido carnósico (em inglês: carnosic acid), um composto químico fenólico presente na planta. O ácido carnósico tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar a rejuvenescer os nervos e tecidos danificados no corpo 2. O óleo essencial de alecrim trata a alopecia androgenética, impedindo que um subproduto da testosterona ataque os folículos capilares3.

– Em inglês fala-se em óleo de alecrim (rosemary oil), mas é um sinónimo de óleo essencial de alecrim (rosemary essential oil).

Redação: 
Xavier Gruffat (Farmacêutico).

Fontes: 
Cleveland Clinic, fontes internas do Criasaude.com.br, Healthline.com.

Créditos fotográficos:
Adobe Stock

Infográficos:
Criasaude.com.br (Pharmanetis Sàrl)

Última atualização: 
21.05.2023

Bibliografia e referências científicas:

  1. Panahi Y, Taghizadeh M, Marzony ET, Sahebkar A. Rosemary oil vs minoxidil 2% for the treatment of androgenetic alopecia: a randomized comparative trial. Skinmed. 2015 Jan-Feb;13(1):15-21. PMID: 25842469.
  2. Artigo da Cleveland Clinic, rowth Market: How Rosemary Oil Can Help Your Hair, datado de 31 de Março de 2023, site acessado pelo Crisaude.com.br em 31 de Março de 2023
  3. Murata K, Noguchi K, Kondo M, Onishi M, Watanabe N, Okamura K, Matsuda H. Promotion of hair growth by Rosmarinus officinalis leaf extract. Phytother Res. 2013 Feb;27(2):212-7. doi: 10.1002/ptr.4712. Epub 2012 Abr 20. PMID: 22517595
Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.06.2023

Publicidade