Publicidade

Home » Religião » Saw palmetto

Saw palmetto

Resumo

Saw Palmetto resumoPlanta medicinal utilizada principalmente contra a hiperplasia benigna da próstata, pode ser encontrada em comprimidos ou gotas.

Nomes

Nome em português: saw palmetto, sabal, serenoa repens, sabal-palmetto, palmito-sabal, sabal-mexicana
Nome binomial: Serenoa repens (W.Bartram) Small, 1926
Nome francês: Palmier nain, sabal, palmier de Floride, palmier d’Amérique du Nord
Nome inglês: Saw palmetto
Nome alemão: Sägepalme
Nom italien: serenoa

Família

Arecaceae

Constituintes

Esteróide, flavonóides, polissacarídeos, taninos.

Partes utilizadas

Bagas (bagas secas)

Efeitos

Antiinflamatório, diurético, anti-andrógeno.

Indicações

Hiperplasia benigna da próstata
– Prostatites
– Urinação noturna
– Outras indicações possíveis (medicina popular): queda de cabelo em homens especialmente, distúrbios eréteis, ejaculação precoce, falta de libido.

Efeitos secundários

Distúrbios gástricos, constipação, diarréia, dor de cabeça, hipertensão, em distúrbios da libido feminina, em distúrbios eréteis masculinos (efeitos raros).
Observação: estima-se que pode ser necessário um tratamento de pelo menos 1 a 2 meses à base de Saw Palmetto (sabal) antes de observar os primeiros benefícios para a saúde ao nível da próstata.

Contra-indicações

Mulheres grávidas e lactantes (devido a possível interferência na absorção de ferro).

Interações

Nenhuma conhecida

Preparações

– Cápsula ou comprimido (geralmente uma cápsula ou comprimido contém 160 mg de ingrediente ativo, a ingestão recomendada é freqüentemente 2 comprimidos ou cápsulas por dia)

– Tintura (em gotas)

– Infusão

Preparações à base de saw palmetto

Onde cresce o saw palmetto?

O saw palmetto cresce, sobretudo, nos Estados Unidos, principalmente nos Estados do Sul da Costa Leste (Carolina do Sul, Flórida, Geórgia e Alabama). Ele é originário do Sudeste dos Estados Unidos.

Quando colher as bagas do saw palmetto?

Os frutos (bagas) do saw palmetto são colhidos do final de julho até meados de setembro. É importante saber que o saw palmetto raramente é cultivado, pois ele cresce em estado selvagem principalmente na Flórida. Portanto, é possível colhe-lo diretamente da natureza.

Observações

– Os remédios à base de saw palmetto são medicamentos muito utilizados na hiperplasia benigna da próstata. Sua eficácia seria comparável à da finasterida e da tansulosina, dois medicamentos clássicos indicados na hiperplasia benigna da próstata. No entanto, em uma edição especial de julho de 2020 da revista francesa Science & Vie publicada sobre plantas medicinais, que estudou a eficácia de 77 plantas medicinais, a Saw Palmetto (serenoa repens) foi considerada uma planta com eficácia provável na hiperplasia prostática benigna em vez de eficácia comprovada. Para chegar a esta conclusão sutil, a revista francesa baseou-se em particular em um estudo Cochrane (DOI : 10.1002/14651858.CD001423.pub3) publicado em 2012.

– Uma vantagem da saw palmetto em comparação com os medicamentos químicos convencionais é que ela não tem interações medicamentosas conhecidas e tem menos efeitos colaterais comparados com bloqueadores alfa. Portanto, a saw palmetto pode ser útil em pessoas que estão tomando outros medicamentos ou que desejam limitar os efeitos colaterais. A saw palmetto, no entanto, tem a desvantagem de levar mais tempo para ser eficaz, como vimos acima, estima-se que são necessários pelo menos 1 a 2 meses do uso de medicamentos com saw palmetto antes de se observar os primeiros benefícios à saúde da próstata.

– Nos Estados Unidos, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas consumam medicamentos à base de saw palmetto, ou seja, pouco menos de 1% da população do país. O saw palmetto é igualmente muito consumido na Europa.

Fontes & Referências:  
Literatura sobre plantas medicinais, Science & Vie.

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Adobe Stock, Criasaude.com.br

Atualização:
Este artigo foi modificado em 30.03.2023

Foto

fitoterapia Saw Palmetto

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.03.2023

Publicidade