Cataplasma de argila
Uso
Contra os abscessos no seio, “os dedos brancos”, as feridas infeccionadas, reumatismo, entorses, equimoses, herpes zóster, dores musculares, picadas de inseto, fadiga, panarício (infecção aguda na lateral do dedo), etc.
Ingredientes
Argila moída (à venda em lojas especializadas ou farmácias, mais barata do que a argila fina).
Preparação
– Encha um recipiente com argila moída
– Cubra com água fria
– Não misture!
– A argila absorve….
– Se estiver muito líquida adicione um pouco mais de argila, se estiver muito dura adicione mais água (com o tempo e a experiência as proporçoes vão se ajustando). ,
Posologia
Cubra a parte infectada com um grande cataplasma de argila (diretamente sobre a pele). Cubra com um lenço limpo e passado (para retirar os micróbios!), e depois com uma fita para mantê-lo no lugar (ou um sutiã, em caso de abscesso no seio).
Deixe no local por no máximo 2 horas ou menos se a argila secar antes.
Renove quantas vezes for possível, continue ainda alguns dias após a cura.
Não utilize a mesma argila várias vezes, jogue-a após o uso!
Não utilize sobre pontos de sutura!
Obervaçãoes
Obervação de Claire, da Bélgica, que nos enviou a receita:
– “Utilize mesmo em caso de abscesso no seio com derramamento de pus e febre alta. Quando estava amamentando o meu segundo filho eu apliquei alguns cataplasmas desde o inicio da obstrução e assim eu evitei que isso se degenerasse em abscesso… O ginecologista se surpreendeu com o resultado!”.
– Existem diferentes tipos de argila: argila verde (usada para desintoxicação, rica em ferro), argila branca (rica em alumínio, com propriedades antissépticas e cicatrizantes), argila marrom (usada por exemplo, contra a acne), argila vermelha (rica em ferro, promove a circulação) e argila preta (em caso de inflamação da pele). A cor da argila é proveniente de uma composição química diferente. A argila vem, como o nome sugere, de minerais de argila.
– Em caso de inflamação, alguns especialistas acreditam que a temperatura do emplastro deve ser menor do que a do corpo, e é por isso muitas vezes é recomendado o uso de água fria.
– Em caso de panarício, coloque uma camada de 1 cm de argila, prenda com uma atadura, como por exemplo uma gaze, e renove a cada 2 horas.
Notícia
– Argila para combater bactérias em feridas: pode ser uma nova solução
Fontes e Referências:
Literatura sobre plantas medicinais (fitoterapia)
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Fotos:
Adobe Stock, Criasaude.com.br
Última atualização:
12.01.2024