Pomada de calêndula
Uso
Contra feridas comuns e contra as feridas que demoram a cicatrizar, atenção para não aplicar sobre uma ferida aberta (sangrando). Em feridas superficiais como queimaduras de primeiro grau e queimaduras de sol. Contra bolhas. Contra assaduras.
Ingredientes
– 200 g de vaselina (ou banha de porcos alimentados com nutrição natural, leia a segunda receita abaixo).
Preparação
– Derreta a vaselina no fogo brando e adicione as flores de calêndula. A vaselina irá, muito rapidamente, assumir uma forma líquida e oleosa (o que permite a extração de princípios ativos da calêndula). No entanto, você vai notar um gosto de fritura (vaselina derretida)
– Fervatudo emisture bem
– Coloque a mistura em musselina apertando bem. Deixe esfriar.
– Coloque em um pote ou tubo
Posologia
– Durante lesões, feridas ou queimaduras aplica-se várias vezes ao dia.
– Quando houver bolhas, aplique diretamente na área afetada, cobrindo com uma bandagem. À noite, ao deitar, remova o curativo para permitir que a bolha seque ao ar por algumas horas.
– Em caso de assaduras, 15 a 20 minutos após a limpeza das nádegas do bebê e secagem ao ar, aplique uma pomada de calêndula. Esta planta ajuda a curar os tecidos e também reduz o risco de infecções por fungos e bactérias. A pomada também evita a umidade. Depois de aplicar a pomada, deixe as nádegas do bebê expostas ao ar por 30 a 45 minutos. Repita o processo 2 vezes ao dia.
Outra receita
– Adicione o conteúdo de duas mãos reunidas cheias de calêndula (folhas, caules e flores).
– Aqueça 500 g de banha de porco alimentado naturalmente ou de uma boa banha, como se você fosse fritar um pedaço de carne.
– Coloque a calêndula cortada na gordura quente.
– Deixe refogar, mexa e retire do fogo.
– Cubra e deixe descansar por um dia.
– No dia seguinte, aquecer um pouco e filtrar com um tecido, colocar em recipientes limpos e preparados para esta finalidade.
Redação
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Atualização
29.06.2020
Fotos
Fotolia.com/Adobe Stock – Pharmanetis Sàrl (Creapharma.ch)