Arruda
Resumo
Planta medicinal com efeito de fortalecer vasos sanguíneos, sendo utilizada como escalda-pé em casos de varizes.
Nomes
Nome em português: arruda, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, arruda-fedorenta
Nome binomial: Ruta graveolens L.
Nome francês: rue des jardins
Nome inglês: common Rue, herb-of-Grace, rue
Nome alemão: Weinraute
Nome italiano: ruta comune
Nome espanhol: Ruda
Família
Rutaceae
Constituintes
Flavonóides (rutina), furanocumarinas, carotenídes, furanoquinolonas, óleo essencial, taninos
Partes utilizadas
Ramo (folhas e caule).
Efeitos
Inibi a proliferação e a sobrevivência de células cancerígenas, podendo ser utilizado futuramente na elaboração de novas moléculas anticancerígenas.
Age fracamente como antiparasitário, não sendo eficaz na eliminação completa dos parasitas e como antimicrobiano, atingindo somente um grupo determinado de bactérias (Gram positivas).
Possui efeito benéfico em casos de problemas circulatórios causados pela aterosclerose.
Indicações
– Varizes (em forma de escalda pé, por aumentar a resistência dos vasos sanguíneos).
Não é recomendada a ingestão de infusões de arruda devido aos efeitos secundários e sua hepatotoxicidade (toxicidade ao fígado). Seu uso interno deve ser feito somente com acompanhamento médico e em baixas doses.
Utilizado há muitos anos por indígenas e hoje em dia por muitas populações como antiparasitário, em casos de falha na menstruação, vermífugo, antipirético, repelente de insetos e abortivo. Além de ser conhecida por espantar mal olhado.
Efeitos secundários
Os estudos científicos ainda são contraditórios a respeito do exato efeito da arruda na infertilidade e na gravidez. Alguns relatam que a arruda contribua prejudica a fertilidade da mulher, pois dificulta a pré-implantação e o transporte embrionário. Outros discordam do efeito de infertilidade, mas alegam que podem gerar a morte do feto sem a expulsão do mesmo.
A arruda ainda pode causar sérias queimaduras na pele quando exposta ao sol.
Contra-indicações
Não é recomendado o uso durante a gravidez, lactação, por crianças menores de 10 anos e por pessoas com problemas no fígado.
Interações
Nenhuma interação relatada até o momento.
Toxicidade
Estudo em rato demonstrou hepatotoxicidade e fetotoxicidade.
Preparações
Uso externo
– Escalda-pés (banho de arruda): misture 2 xícaras de folhas frescas de arruda picadas a 5 litros de água quente, mergulhe as pernas por 30 minutos. Enxágue em seguida com água fria. Utilize no máximo 3 vezes por semana e em dias alternados. Não se expor ao sol por até 2 horas após o uso.
– Compressas (preparar uma infusão de arruda – 1 colher de chá de arruda seca para 250 ml – então aplicar como compressas em feridas ou reumatismo).
– Esta planta também é utilizada na homeopatia e espagíaria.
Onde cresce?
A arruda cresce em solos bem drenados e com boa iluminação. Apesar de ser originária de áreas do mediterrâneo (sul da Europa e norte da África), é amplamente distribuída pelo mundo.
Nos Alpes, a arruda é encontrada em altitudes de até 1000 m. A planta atinge uma altura entre 30 e 50 cm.
Quando colher a arruda?
A arruda geralmente pode ser colhida 4 meses após o plantio. A floração na Europa, que tem a forma de pequenas flores amarelas (ver fotos abaixo), ocorre em geral de junho a julho.
Ler também: 12 plantas medicinais que podem ser cultivadas no seu jardim
Notas
– O termo Rua, do nome científico Ruta graveolens, provém do grego antigo e significa “liberar”. Uma referência à capacidade que esta planta teria de “livrar” das doenças.