Publicidade

Home » Nutrição » Biotina

Biotina

A biotina é uma vitamina essencial que auxilia na produção de queratina, uma proteína responsável pela formação das unhas, pele e cabelos. A biotina é frequentemente recomendada por dermatologistas para combater a queda de cabelo1. Também deixa as unhas mais grossas.

Nomes

Nome em português: biotina, vitamina H
Nome científico: biotina, vitamina H, vitamina B7

Dose diária

A dose diária recomendada é de:
0.3 mg (30µg) a 0.6 mg (60µg), principalmente em caso de carência em biotina.

Alimentos com biotina

Em fígado bovino (30,8 µg ou mcg de biotina), soja, gema de ovo (10 mcg), suco de espinafre, abacate, aveia, grãos integrais, peixes como salmão (5 µg), sementes em geral, nozes, amêndoas (1,5 µg ), batata-doce (2,4 µg), brócolis (0,4 µg), couve-flor, carne como costeleta de porco (3,8 mcg), etc.

Efeitos

Funções essenciais do metabolismo (metabolismo das gorduras, dos açúcares), renovação das unhas, da pele e dos cabelos.

Indicações

Dose diária recomendada, também chamada de IDR para ingestão diária recomendada:

– 0,3 mg (30 µg ou mcg) a 0,6 mg (60 µg). Nos Estados Unidos, o National Institute of Health  recomenda consumir 0,3 mg para um adulto e 0,35 mg para uma mulher grávida.
Observação: para algumas indicações (ver abaixo) o IDR pode ser muito maior. Por exemplo, na alopecia, o médico pode recomendar certos suplementos de biotina ou suplementos com uma dose diária de até 3 mg (ou 3.000 µg)2.

Observação: um estudo publicado em 2016 mostrou que a falta de biotina no organismo pode levar à queda de cabelo3. Em 2022, a Cleveland Clinic acreditou que não havia estudos suficientes para afirmar definitivamente que a biotina pode ajudar a crescer o cabelo. Mas a biotina demonstrou ajudar a prevenir a calvície e a queda de cabelo, de acordo com a Cleveland Clinic.

Carência

Queda de cabelos, problemas de pele, má qualidade das unhas.

Excessos

Problemas desconhecidos. Pouco risco de intoxicação, pois a biotina é hidrossolúvel, portanto ela é eliminada pela urina.

Efeitos colaterais

A biotina oral é extremamente segura4. Em alguns casos raros, uma grande quantidade de biotina proveniente de suplementos pode causar problemas estomacais, problemas para dormir e erupções cutâneas.

Observações

– A biotina pode ser utilizada para combater a queda dos cabelos, se está estiver relacionada a uma carência da vitamina. Isto é normalmente raro, pois a queda de cabelos está relacionada, na maioria das vezes, com a genética e não com uma carência alimentar (em países industrializados).

– Casos de interferência da biotina em exames de laboratório (imunoensaios) foram relatados na literatura desde 2017, de acordo com um artigo publicado pelo site suíço pharmavista.net em agosto de 2019. A biotina interfere nas reações para dosagens hormonais em laboratório (exames da tireóide, por exemplo), para sorologias virais (HIV, hepatite) etc.
Nesse contexto, a agência francesa ANSM lembra que é aconselhável estar atento às análises médicas em um paciente que faz uso de biotina, assim como também aos dispositivos de dosagem a serem usados na interpretação dos resultados.

– A meia-vida da biotina varia entre 8 e 19 horas.

Notícias

A biotina é tão boa quanto anunciam para a queda de cabelo?

Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Fotos: 
Adobe Stock

Atualização:
Este artigo foi modificado em 21.12.2022

Bibliografia e referências científicas:

  1. Artigo da Cleveland Clinic, Is Biotin as Good as Advertised for Your Hair Loss?, datado de 26 de outubro de 2022,site acessado pelo Criasaude em 27 de outubro de 2022, link ativo nesta data
  2. Artigo da Cleveland Clinic, Is Biotin as Good as Advertised for Your Hair Loss?, de 26 de outubro de 2002, site acessado pelo Criasaude em 27 de outubro de 2022, link ativo nesta data
  3. Trüeb RM. Serum Biotin Levels in Women Complaining of Hair Loss. Int J Trichology. 2016 Apr-Jun;8(2):73-7. DOI: 10.4103/0974-7753.188040. PMID: 27601860; PMCID: PMC4989391.
  4. Artigo da Cleveland Clinic, Is Biotin as Good as Advertised for Your Hair Loss?, de 26 de outubro de 2002, site acessado pelo Criasaude em 27 de outubro de 2022, link ativo nesta data
Observação da redação: este artigo foi modificado em 21.12.2022

Publicidade