Publicidade

Celulite

Definição

A celulite é uma modificação particular das células de gordura e das fibras de colágeno. A celulite é na verdade, um resultado de uma acumulação excessiva de gordura nas camadas mais profundas da pele. A celulite reduz a circulação sanguínea e provoca problemas ao nível do metabolismo celular.

Ela também diz respeito à mobilização de água em algumas partes do corpo humano. Conhecido por outros nomes como “casca de laranja”, “colchão” ou lipodistrofia superficial, e chamada de Dermatopaniculopatia edemato-fibroesclérótica pelos cientistas. A celulite é uma condição esteticamente desagradável que afeta principalmente as mulheres.

Causas

Lembre-se que a pele é composta de três camadas superpostas: a epiderme que forma o revestimento externo, no qual se encontram sucessivamente, a derme e a hipoderme. Esta última possui células adiposas ou adipócitos. Lá, eles estão divididos em pequenos espaços limitados acima pela epiderme, pelos músculos e lateralmente pelas fibras.

Quando as reservas de gordura se sobrecarregam, esses espaços delimitados pelas fibras se expandem e fornecem externamente à superfície da pele uma aparência irregular como uma casca de laranja. Ela também leva a compressão dos vasos de irrigação local. Posteriormente, os resíduos ou toxinas são mal eliminados e a água fica retida no corpo. É a formação da celulite.

Entre os hormônios, os estrogênios são de longe os mais frequentemente responsáveis pela produção excessiva de adipócitos. Os distúrbios hormonais e certos períodos fisiológicos das mulheres impulsionam o aspecto de “casca de laranja”. O mesmo acontece na fase da puberdade, gravidez e climatério.

– Mulheres que tomam anticoncepcionais (pílula), antihistamínicos ou corticóides são facilmente acometidas pela celulite.

– Alguns maus hábitos alimentares favorecem o excesso de reserva lipídica no corpo. Pessoas que gostam de alimentos muito salgados, gordurosos e pobre em fibras, amido ou açúcar, são mais expostos aos problemas da celulite.

O sedentarismo aumenta o acúmulo de gordura e impede a circulação do fluxo venoso e linfático. A obesidade promove a produção suplementar de hormônios, também responsáveis pelo aspecto de “casca de laranja”.

– O hábito de fumar acentua os problemas de circulação sanguínea causados pela celulite.

– Além disso, a perturbação do retorno venoso, como varizes, linfoedema ou retenção de linfa devido à obstrução dos vasos linfáticos e retenção de líquidos, agrava a aparência de “colchão”.

– O fator hereditário e o estresse têm um papel significativo na formação da celulite.

Sintomas

A celulite atinge principalmente as mulheres, ela se manifesta pelo aparecimento antiestético na superfície da pele de um aspecto de “casca de laranja”.

Ela se situa geralmente no pescoço, nádegas, abdômen, a região lateral atrás do braço e na parte posterior das coxas. A área da celulite varia em função da morfologia da cada indivíduo. A celulite nas mulheres mais magras aparece principalmente nas coxas e nádegas, formando os famosos “culotes”, enquanto na maioria das mulheres, aparece em volta dos seios, coxas ou barrigas.

As áreas afetadas pela lipodistrofia parecem pesadas e apertadas. Elas se tornam dolorosas à palpação ou pressão.

As ondulações na parte interna dos joelhos e tornozelos provêm da insuficiência venosa e linfática. A pele facilmente apresenta equimoses e manchas e podem ter formações varicosas. O paciente se queixa de peso, cãibras e formigamento nas pernas.

Diagnóstico

O diagnóstico da celulite é fácil, a compressão da pele afetada mostra o aspecto irregular da superfície da pele. Pesquisas sobre as causas e fatores de risco podem orientar o paciente e o médico para tomar as medidas terapêuticas adequadas.

Complicações

A celulite incomoda um monte de mulheres por causa do problema estético. Ao longo de sua evolução, a gordura subcutânea fica mais espessa e mais densa. Elas contraem os vasos sanguíneos e nervos. Em consequência, os pacientes sofrem de constrangimento físico e uma hipersensibilidade à dor ao tocar até mesmo uma pequena região. À longo prazo, “a casca de laranja” leva ao acúmulo de toxinas no organismo.

Tratamentos

A celulite no estágio mais avançado não pode ser eliminada de forma dramática. O objetivo do tratamento neste caso, é para torná-lo menos desagradável para a pele. Sessões repetidas são feitas até obter o resultado estético desejado.

As atividades esportivas são essenciais na luta contra a celulite. Eles devem combinar obrigatoriamente com a mudança de hábitos alimentares. Deve-se beber água (2 litros por dia), moderar o sal, açúcar e farinha. O regime “anticelulite” também deve ser feito com o consumo de legumes e frutas.

A massagem manual é complementar a outros métodos para o tratamento da celulite. Deve ser feito a cada dois dias em um ambiente pacífico. As técnicas correspondentes a cada etapa devem ser bastante precisas e firmes, sem traumatizar a pele. Tome um banho antes da massagem, isso aumenta a eficácia dos óleos essenciais utilizados, e promove o relaxamento muscular.

O fisioterapeuta trata a celulite com drenagem linfática. Esta massagem que consiste em diferentes graus de pressão, melhora a circulação do sangue e remove as toxinas pela parte afetada pela celulite.

A elevação das pernas, mudanças na postura e banhos frios, restringe o desenvolvimento da celulite de membros inferiores.

Atualmente, existem métodos terapêuticos que diminuem o desenvolvimento da celulite. Alguns cremes e géis contêm substâncias que reduzem a taxa de gordura subcutânea. Ainda não está claro se esses cremes são realmente eficazes contra a celulite. Procure orientação de um especialista, como um médico ou farmacêutico.

Finalmente, a mesoterapia e a lipólise são técnicas que envolvem a injeção de produtos em uma mesma lesão e, podem ajudar no caso da celulite.

Fitoterapia

– O chá verde é uma das plantas mais utilizadas no caso da celulite. Seus componentes destroem e eliminam a gordura. Eles fluidificam os vasos e eliminam as toxinas dos órgãos do corpo

– As algas marinhas também possuem um desintoxicante.

Dicas

A celulite é muitas vezes inevitável, devido à hereditariedade, no entanto, existem algumas precauções, como melhorar o estilo de vida para uma direção mais saudável, o que pode ajudar a reduzir os riscos (como já vimos na parte de Tratamento da celulite), que sã

– Adotar uma dieta saudável;

– Fazer exercícios físicos regularmente;

– Dar-se um tempo para relaxar, dessa forma reduzindo o stress;

– Beber bastante água, 2 litros de água por dia, se possível;

– Evitar roupas que possam interferir na circulação sanguínea e linfática, e sapatos com salto alto;

– Consultar o seu médico para determinar totalmente a causa da celulite para tratá-la adequadamente.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 28.09.2017

Publicidade