Otite do nadador
Definição
A otite do nadador é uma otite externa. É uma inflamação do conduto auditivo externo, ou seja, a passagem entre o pavilhão auricular e o tímpano (ouvido interno). A otite do nadador pode ser uma infecção bacteriana ou uma infecção fúngica1. A otite do nadador não é uma condição séria, mas é uma infecção que, se não for tratada, pode levar a sérios problemas médicos.
Leia também nosso arquivo completo sobre otite, que menciona outras causas de otite externa além da natação.
Causas
A otite do nadador é causada principalmente por bactérias, vírus e fungos microscópicos presentes na água (por exemplo, água do mar, piscina). As bactérias que causam uma otite do nadador são principalmente P. aeruginosa e S. aureus.
Incentivo à entrada de bactérias
A entrada de bactérias e outros agentes infecciosos geralmente se deve ao aumento da porosidade da pele ao redor do canal auditivo externo. Essa alta porosidade é em parte causada por uma diminuição na camada de cera no canal auditivo externo. Arranhões ou abrasões no canal auditivo aumentam o risco de desenvolvimento de otites externas. Colocar dedos, cotonetes ou outros objetos nos ouvidos, como fones de ouvido ou aparelhos auditivos, também pode levar a esta infecção, danificando a fina camada de pele que reveste o canal auditivo.
Quem é afetado?
A otite do nadador pode afetar pessoas de todas as idades. Além dos nadadores, pode afetar aqueles que não passam tempo na água como ocorre devido a bactérias que invadem a pele dentro do canal auditivo. O excesso de umidade no ouvido devido à transpiração intensa ou tempo prolongado de chuva também pode causar esta forma de infecção do ouvido.
– Além disso, condições de pele como a psoríase ou o eczema tem o risco aumentado de sofrer otite do nadador.
Sintomas
Os sintomas da otite do nadador incluem:
– Uma dor aguda no ouvido externo. A pessoa afetada pode ter dor de ouvido ou sentir dor no ouvido quando a orelha é puxada (no pavilhão auricular). A dor geralmente piora se a infecção subjacente não for tratada. Às vezes, a dor pode se espalhar da orelha para a lateral do rosto;
– Dor aumentada pela mastigação;
– Ouvido entupido (com a impressão de que há algo no ouvido ou que está cheio);
– Coceira no conduto auditivo externo ou dentro da orelha em geral;
– Uma leve vermelhidão dentro da orelha;
– Inchaço do ouvido externo;
– Um fluxo de líquido claro e inodoro. Pode ser pus fedido ou pus amarelo ou amarelo/verde escorrendo no ouvido;
– Perda temporária da audição ou diminuição da audição;
– Uma febre ligeira;
– Gânglios linfáticos inchados ao redor da orelha ou na parte superior do pescoço.
Diagnóstico
A equipe médica examina as orelhas para verificar se há vermelhidão, inchaço ou outros sinais de dano. Se as orelhas tiverem secreção, o profissional de saúde pode coletar uma amostra da secreção para determinar a causa da infecção. As infecções bacterianas e as infecções fúngicas requerem tratamentos diferentes.
Tratamentos
O médico geralmente prescreverá antibiótico em gotas e, às vezes, corticosteroides em gota com propriedades anti-inflamatórias. Se a infecção da otite do nadador não for causada por bactérias, podem ser utilizados outros medicamentos em gotas, específicos para cada infecção (por exemplo, antifúngicos).
O otorrinolaringologista, especialista em otites, também fará a limpeza dos ouvidos e principalmente do conduto auditivo externo.
Dor geral:
Para acalmar a dor causada pela otite do nadador, você pode tomar analgésicos de uso interno (ex. comprimido) como o paracetamol, especialmente em caso de febre. Evite AINEs como o ibuprofeno na otite externa, pois esses medicamentos podem mascarar uma infecção mais grave e impedir um diagnóstico correto.
Importância do tratamento
A otite do nadador geralmente não é grave se tratada precocemente, mas podem ocorrer complicações (progressão da infecção). Se não for tratada, a otite do nadador pode afetar a audição e até causar perda auditiva. Na maioria das vezes, o tratamento resolve os problemas auditivos causados pela otite do nadador2.
Duração do tratamento
A maioria das pessoas com otite do nadador leve sente-se melhor dentro de 7 a 10 dias após o início do tratamento. Na otite do nadador grave, levará mais tempo para os medicamentos eliminarem a infecção.
Prevenção:
Instilar gotas auriculares de ácido (à venda nas farmácias), elas podem limitar o número de otites do nadador. Descubra também um remédio natural à base de vinagre
A otite do nadador geralmente não é grave se tratado prontamente, mas podem ocorrer complicações (progressão da infecção).
Tratamentos naturais
Azeite de oliva:
Aplique algumas gotas de azeite (o usado na cozinha). Do ponto de vista prático, você pode mergulhar um cotonete em um pouco de azeite morno ou em temperatura ambiente e depois pingar o óleo no ouvido. O azeite de oliva ajuda a amolecer o cerume, o que também pode melhorar a audição.
Vinagre:
Descubra um remédio natural à base de vinagre
Dicas
– Para secar os ouvidos após o banho, use uma toalha limpa e seca. Sabe-se que as bactérias que causam infecção de ouvido em nadadores frequentemente se proliferam em toalhas úmidas.
– Se possível, seque os ouvidos com um secador de cabelos, com o objetivo de remover a umidade da orelha externa.
– No início da temporada de natação, peça ao seu médico ou otorrinolaringologista para limpar seus ouvidos.
– Se você costuma ter infecções de ouvido de nadador e vai viajar para um país distante, lembre-se de levar antibióticos em gotas para os ouvidos (prescritos no seu país pelo seu médico), isso pode ser muito útil.
– Em caso de otite externa dolorosa, aplique uma compressa quente no ouvido, eficaz contra a dor e a inflamação.
– Evite colocar objetos estranhos no ouvido. Por exemplo, os cotonetes podem irritar a pele fina dentro da orelha. Se você tentar limpar a orelha e remover a cera dos ouvidos, faça-o sem usar cotonetes ou outros instrumentos. E evite colocar dedos e objetos em seus ouvidos.
– Para os nadadores, é ideal usar tampões para os ouvidos ao nadar.
– A otite de nadador é uma infecção do canal auditivo que não desaparece naturalmente se não for tratada. Se não for tratada, ela pode se espalhar para a base do crânio, cérebro ou nervos cranianos3.
Redação:
Xavier Gruffat
Fontes:
Literatura médica
Fotos:
Adobe Stock
Última atualização:
28.06.2023
Bibliografia e referências científicas:
- Artigo da Cleveland Clinic (Health Library), Swimmer’s Ear (Otitis Externa), de 15 de novembro de 2022, site acessado pelo Criasaude.com.br em 13 de maio de 2023, link funcionando nessa data
- Artigo da Cleveland Clinic (Health Library), Swimmer’s Ear (Otitis Externa), de 15 de novembro de 2022, site acessado pelo Criasaude.com.br em 13 de maio de 2022, link funcionando nessa data
- Artigo da Cleveland Clinic (Health Library), Swimmer’s Ear (Otitis Externa), de 15 de novembro de 2022, site acessado pelo Criasaude.com.br em 13 de maio de 2022, link funcionando nessa data