CIDADE DO VATICANO – O Papa Francisco anunciou no domingo a criação de 21 novos cardeais de todo o mundo. As nomeações serão feitas em um consistório a ser realizado em 8 de dezembro.
“Tenho o prazer de anunciar que, em 8 de dezembro, realizarei um consistório para nomear novos cardeais”, disse ele após a oração do Angelus. “Sua proveniência expressa a universalidade da Igreja e (…) mostra o vínculo indissolúvel entre a Sé de Pedro (o Vaticano, nota do editor) e as Igrejas particulares do mundo”, acrescentou.
Posteriormente, o Vaticano publicou a lista de nomes dos novos cardeais e suas origens, sendo que a Itália, como país, ficou com a maior parte, com quatro novos cardeais, mas apenas três deles poderão votar em um próximo conclave. O quarto, nascido em 1925, já ultrapassou a idade limite de 80 anos para a eleição de um papa.
Cinco dos novos cardeais são da América Latina, enquanto os outros são de países tão diversos quanto Indonésia, Japão, Sérvia, Canadá, Filipinas, Índia, Bélgica e Ucrânia.
O último, o arcebispo Mykola Bychok, nascido em Ternopil e atualmente arcebispo de Melbourne, na Austrália, com 44 anos, será o mais jovem dos novos cardeais. A França é representada pelo arcebispo de Argel, Dom Jean-Paul Vesco, de acordo com a lista do Vaticano.
06.10.2024. ATS