Publicidade

Queda de cabelos (em homens)

Resumo sobre a queda de cabelos em homens

A queda de cabelo atinge muitos homens, por exemplo: estima-se que aos 50 anos, cerca de 50% dos homens sofrem de início de calvície ou de outra forma já avançadas.

A queda de cabelo pode levar a uma perda de confiança e causar sofrimento psicológico real, especialmente entre os jovens.

Na maioria dos casos, a queda de cabelo é causada por problemas genéticos ou hormonais, sendo assim, muitas vezes os suplementos nutricionais (vitaminas, etc) são ineficazes.

A maioria dos tratamentos com medicamentos são bastante decepcionantes, especialmente a longo prazo. Interrompa tratamentos de queda de cabelo contínuos como tomar certos medicamentos (por exemplo, a finasterida ou minoxidil).

Portanto, o tratamento mais eficaz contra a queda de cabelo é a cirurgia, como os implantes de cabelo. Graças aos grandes avanços tecnológicos nos últimos anos, os implantes de transplante de cabelo podem dar excelentes resultados. O problema com este método é que na maioria das vezes o preço é elevado, porque muitas vezes requer várias cirurgias e é claro que nunca é reembolsado pelo plano de saúde (queda de cabelo não é uma doença, mas um problema estético).

Definição

O conjunto do couro cabeludo conta cerca de 100.000 fios de cabelo. Cada fio apresenta uma estrutura particular e está ancorado no couro cabeludo. O fio de cabelo segue um ciclo de vida que pode, todavia variar de uma pessoa a outra e de um cabelo para o outro.

Ciclo de vida do cabelo: durante os primeiros anos (de 2 a 6 anos), o cabelo cresce em média 1 cm por mês, esta fase é chamada de fase de crescimento. Depois vem a fase de transformação, que dá lugar ao cabelo seguinte, e depois vem a fase de repouso, durante a qual o fio de cabelo se separa do couro cabeludo e tem o fim de sua vida. É por isso que uma pessoa que tem um couro cabeludo sadio perde normalmente em média de 40 (às vezes menos) a 100 fios por dia.

Sendo assim, falamos em queda de cabelos quando um homem perde mais de 100 fios de cabelo por dia, em um longo período de tempo (vários meses).

Um modo simples de saber quantos fios se está perdendo por dia é contá-los. Por exemplo, de manhã após uma ducha, observe no chão; após pentear os seus cabelos, observe a quantidade que encontrar nas suas roupas e na sua cama. (conselho: escolha lençóis brancos para observar melhor).

Se observar que está perdendo mais de 100 fios de cabelo por dia há semanas, e se isso o estiver incomodando na parte estética ou psicologicamente (pois a perda de cabelos não é nenhum problema médico grave) é melhor começar a buscar informações sobre os tratamentos existentes para solucionar o problema.

Epidemiologia

Aos 50 anos, cerca de 50 % dos homens sofrem de início de calvície ou de calvície avançada.

A calvície surge em 80 % dos homens com idade inferior a 70 anos [fonte: Webmd.com, março de 2012].

Causas

Diferentes causas podem explicar a queda de cabelos:

– Origem hormonal, hereditária (causas genéticas) são a causa em mais da metade dos homens. Principal causa da calvície nos homens (75% dos casos de queda de cabelos).

– Uma intoxicação

– O estresse (comprovado por estudos clínicos de 2005: seguido por uma reação em cadeia que leva ao bloqueio do crescimento dos cabelos que provoca a queda de cabelo, uma vez que os fios perdidos não são renovados por outros).

– Uma má alimentação (falta de minerais, vitaminas ou oligoelementos). Nesse caso dê preferência aos tratamentos naturais (gérmen de trigo,…) para combater a queda de cabelos.

– Uma alergia

– Efeitos colaterais a certos medicamentos (por exemplo, anticancerígenos, anti-hipertensivos, anticolesterol, isotretinoína usada para acne, etc.)

Hipertireoidismo, nesta doença há produção excessiva de hormônios da tireoide que podem afetar a qualidade do cabelo.

Sintomas

Os principais sinais característicos da queda de cabelos são:

– Fronte que desguarnece, assim com as têmporas (nível de calvície 1)

– Coroa ou tonsura (nível de calvície 2)

– Aparecimento ou presença de caspa

– Couro cabeludo muito oleoso

– Reação alérgica

Tratamentos

Existem dois eixos principais de tratamentos contra a queda de cabelos:

1.  Medicamentos para combater a alopécia hormonal e hereditária

Observação importante: os medicamentos para o tratamento da alopécia hormonal e hereditária (maioria nos casos de perda de cabelos), seja tomados por via oral ou local, só serão eficazes durante o tratamento, se utilizados corretamente. Uma vez interrompidos, os cabelos voltarão a cair.

2.  Tratamento local contra a queda de cabelos

O minoxidil, nome de marca original *Regaine®, em solução a 2% (à venda nas farmácias, sem necessidade de prescrição médica) e a 5% (à venda com prescrição médica).

As estatísticas disponíveis mostram que o minoxidil em uma concentração de 2%, em solução tópica, aplicado duas vezes ao dia, permite o recrescimento dos cabelos em um terço dos pacientes; a estabilização da perda em outro terço e no último terço esse medicamento não é eficaz. Os tratamentos à base de minoxidil devem durar perto de 12 meses para observar uma diferença importante, se você estiver entre os 2/3 de pessoas que obtiveram eficácia no tratamento (leia acima). Após alguns meses, diferenças significativas poderão ser observadas.

Reforçamos a idéia de que com a interrupção do tratamento, os cabelos voltaram a cair.

3.  Tratamento por via oral (finasteride)

Atenção este tratamento só é útil para a alopécia androgenética de tipo hormonal e hereditária e não deve ser utilizado por mulheres sem indicação médica (grave risco de má formação em caso de gravidez). Nós recomendamos com insistência consultar um médico (permite uma observação dos resultados e a prescrição do medicamento) e não pedir a prescrição via internet.

O tratamento por excelência por via oral para combater a alopécia hormonal e hereditária é o à base de finasteride. Este produto está à venda sob prescrição ou seja, após uma consulta médica (não o compre via internet pois não possibilita o acompanhamento médico).

Segundo os números disponíveis, os tratamentos à base de finasteride (dose quotidiana de 1 mg) permite o recrescimento dos cabelos em cerca de 60% das pessoas e em 80% dos casos permite o interrupção da queda.

Os efeitos secundários são raros, mas eles podem em cerca de 2% dos pacientes, aparecer sob forma de distúrbios sexuais (diminuição da libido, problemas de ereção). Converse com o seu médico, se for o caso.

Observamos que é importante que o paciente disponha ainda de um número suficiente de fios cabelos não muito finos no início do tratamento, senão a eficiência será comprometida.

Relembramos mais uma vez que com a interrupção do tratamento, os cabelos voltaram a cair inevitavelmente.

*Atençã os medicamentos mencionados acima não são os únicos disponíveis no mercado, trata-se apenas de uma lista não exaustiva e a título puramente indicativo. Queira sempre ler a bula dos medicamentos e peça conselhos a um especialista.

4.  Implante – Enxerto de cabelos

O implante é como o nome indica um implante de cabelos, aplicados nos locais onde há falha de cabelos.

O implante se aplica principalmente às pessoas insensíveis aos medicamentos ou às que não querem gastar dinheiro e tomar medicamentos. Notamos que uma pessoa inteiramente careca não poderá teoricamente reencontrar toda a sua cabeleira, mesmo após o implante.

Hoje em dia, os implantes são praticados em diversas clínicas. Trata-se quase sempre de uma operação ambulatória, definitiva e indolor.

Fitoterapia

Em certos casos, a utilização de plantas ou remédios naturais pode ser útil contra a queda de cabelos.

Em geral, os medicamentos (clássico) são mais eficazes que os tratamentos naturais.

– O chá verde, a ser utilizado principalmente em infusão (segundo alguns estudos, o consumo de chá verde poderia diminuir a queda de cabelos, no entanto nenhum estudo foi devidamente comprovado).

– O gérmen de trigo, a ser utilizado principalmente sob forma de gérmen de trigo. Eficácia contra a queda de cabelos somente se esta for originada por uma carência de determinados nutrientes (caso mais raro).

– O painço, a ser tomado em geral sob forma de cápsula.

 – O Saw Palmetto (sabal ou serenoa repens), a ser tomado em geral sob forma de cápsula.

Dicas

– Ume alimentação saudável e rica em vitaminas como a biotina, aminoácidos, minerais, ou ainda certos oligoelementos, permite reforçar e melhorar a qualidade dos cabelos, e em alguns casos (ligados à carência de nutrientes) bloquear a queda.

– Tente diminuir ou limitar o estresse, pois este acelera bem a queda de cabelos.

– A aplicação de determinados xampus, (por exemplo, xampus suaves) ou produtos cosméticos permite retardar a queda de cabelos, assim como melhorar a qualidade do cabelo.

– Enxaguar bem os cabelos após a aplicação de um xampu.

– Uma massagem leve e regular do couro cabeludo pode favorecer a irrigação sangüínea e manter os cabelos saudáveis. Peça, por exemplo, ao seu cabelereiro para efetuar essa massagem.

– O uso de bonés ou chapéus não provoca a queda de cabelos, no máximo eles podem proteger dos efeitos nefastos do sol.

– Evite secar os cabelos com um secador, se possível dê preferência à secagem ao ar livre.

Ver também: queda de cabelo em mulheres

Por Xavier Gruffat (farmacêutico)

Observação da redação: este artigo foi modificado em 05.10.2017

Publicidade