Chá verde
Resumo
Planta medicinal utilizada como um estimulante para a fadiga, mas também para evitar diversas doenças tais como o cancro. Em geral é apresentada em forma de chá (infusão).
Nomes
Nome em português: chá verde
Nome binomial: Camellia sinensis (L.)
Nome francês: Thé vert
Nome inglês: Green Tea
Nome alemão: Grüner Tee
Nome italiano: tè verde
Família
Theaceae
Constituintes
Taninos, flavonóides e polifenóis (quercetina, catequinas), cafeína, L-teanina (um aminoácido)
Observação: os estudos mostraram que os polifenóis do chá verde são absorvidos no intestino e em seguida têm a capacidade de alterar o metabolismo do fígado. É importante observar que o efeito dos polifenóis do chá preto é diferente, leia mais na nossa página especial de chá preto
Partes utilizadas
Folhas (rapidamente secas e enroladas, não fermentadas)
Efeitos
Estimulante (cafeína), antioxidante (flavonóides), queimador de gordura, lipolítico, diurético, adstringente, anti-inflamatória.
Indicações
– Contra a fadiga, contra os problemas cardiovasculares (colesterol), para emagrecer (como complemento a outras medidas), como auxílio em regimes, contra a celulite, também utilizada, às vezes, contra a queda de cabelos (não existem estudos que comprovem esse efeito), contra o mau hálito e como prevenção do câncer de próstata (segundo um estudo elaborado por pesquisadores japoneses, publicado no final de 2007, que diz que consumir de 5 a 6 xícaras de chá reduz pela metade o risco de desenvolver este câncer), diabetes tipo 2.
– Estudos mostraram que a ingestão cotidiana de 5 ou mais xícaras de chá verde reduz o risco de AVC e de infarto do miocárdio.
– Para melhorar a atividade cerebral de pessoas com síndrome de Down (ver mais adiante em Notas abaixo).
– Tem efeito contra a ansiedade devido a L-teanina (um aminoácido).
Efeitos secundários
Excitação excessiva, dificuldades para dormir (por causa da cafeína), hepatite (às vezes hepatite fulminante com risco de morte, especialmente se o consumo for na forma interna (oral), por exemplo em cápsulas e com uso prolongado).
Contra-indicações
Desconhecemos.
Interações
Com nadolol (hipotensor), o chá verde pode reduzir cerca de 75% a concentração do fármaco no sangue.
Preparações
– Chá (verde)
– Cápsulas – cuidado com a possível toxicidade hepática (leia acima em Efeitos colaterais e em Observações)
Onde cresce a planta do chá verde?
A planta do chá verde cresce principalmente em países quentes e úmidos (China).
Observações
– O chá (também incluindo o chá preto) é a bebida mais consumida no mundo depois da água, mas antes do café. As propriedades antioxidantes do chá verde são particularmente apreciadas. O chá verde é uma bebida importante da cultura chinesa, mas também de outros países asiáticos como o Japão. Na China, o chá tem uma função social a ser utilizado especialmente em certas cerimônias (ex. casamento).
– O chá verde contém mais polifenóis (antioxidante) do que o chá preto. É por isso que especialistas sugerem consumir chá verde mais do que o chá preto para fins medicinais.
– Na medicina tradicional chinesa e indiana, é principalmente o chá verde e não o chá preto que foi usado para o seu uso medicinal.
– A termogênese é controlada pelo sistema nervoso simpático e aumenta o valor da energia basal, que pode oxidar mais gordura. O aumento da termogênese pelo chá verde, de acordo com este estudo Inglês, pode fazer a pessoa perder peso. Parece que os compostos ativos são: a cafeína e catequinas, componentes do chá verde.
– Seu efeito estimulante (com cafeína) é cientificamente comprovado.
– De acordo com um estudo publicado em junho de 2016 na revista The Lancet Neurology, o epigallocatechin gallate (EGCG, um ingrediente ativo no chá verde) pode melhorar significativamente a atividade cerebral de pessoas com síndrome de Down (ou trissomia 21). Neste estudo, 84 jovens adultos com síndrome de Down participaram. Metade recebeu um medicamento ou preparação com EGCG e a outra metade não recebeu essa molécula. O grupo que recebeu a substância do chá verde mostrou um ano após o início do tratamento uma maior capacidade de lembrar as palavras e uma melhor adaptação ao meio ambiente, mais o tratamento foi feito por um longo período de tempo e mais os efeitos foram significativos. Os efeitos positivos ainda eram visíveis seis meses após o fim do ensaio.
O principal autor do estudo, Dr. Mara Diersson, no entanto, esclareceu que não foi em qualquer caso uma promessa de cura para esta síndrome.
– Estudo de 2020 sobre os benefícios do chá verde
De acordo com um estudo chinês realizado com mais de 100.000 homens e mulheres com idade média em torno de 50 anos, o consumo de pelo menos 3 xícaras de chá verde por semana durante um período de pelo menos 8 anos reduziu em 56% o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral. O aumento da vida útil dos que ingeriram chá verde foi de 1,26 anos. Este estudo foi publicado em 8 de janeiro de 2020 na revista científica European Journal of Preventive Cardiology (DOI: 10.1177 / 2047487319894685). Os pesquisadores estudaram os participantes durante um período de 17 anos.
Risco de hepatite e morte:
– A literatura médica menciona o caso de morte por hepatite fulminante ao tomar chá verde, principalmente em cápsulas, portanto, é recomendável sempre consultar um médico ou farmacêutico antes de iniciar um tratamento à base de chá verde. É aconselhável dosar as enzimas hepáticas durante um tratamento à base de chá verde (em cápsula ou tomado internamente, exceto infusão ou chá). O açafrão-da-terra e a cava-cava são outras plantas medicinais com risco significativo para o fígado.
Fontes:
The Lancet Neurology, European Journal of Preventive Cardiology (DOI: 10.1177 / 2047487319894685)
Fotos:
Fotolia.com
Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)
Update:
21.03.2022