Romã
Resumo
A romã é uma fruta que apresenta um importante efeito antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer e aumentar a memória. A romã é geralmente consumida na forma de suco ou diretamente como fruta.
Nomes
Nome em português: romã, romanzeira
Nome binomial: Punica granatum L.
Observação: o nome da romã em francês é grenade que vem do latim para granatus e significa “abundante em sementes”. De fato, uma fruta pode conter até 600 sementes1.
O nome do gênero Punica é uma referência às guerras púnicas (punicus em latim) que se opuseram a romanos e cartagineses por volta de 264-241 aC. Os soldados romanos dC deram seu nome em Cartago (atual Tunísia).
Nome francês: grenade, pomme grenade, grenadier
Nome inglês: pomegranate
Nome alemão: Granatapfel, Grenadine
Nome italiano: melograno
Família
Punicaceae
Constituintes
– Flavonóides (antocianinas)
– Ácido elágico ou elagitaninos (uma vez no intestino, esta molécula que é encontrada em romãs pode ser transformada por bactérias intestinais em urolitina A. Esta molécula pode ter uma ação antienvelhecimento, como mostrou um estudo da Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL) na Suíça publicado em Julho de 2016 na revista especializada Nature Medicine. O estudo foi realizado em 2 espécies animais, nematóides e roedores, e ainda terá de ser confirmado em humanos).
– Taninos (especialmente a casca, estima-se que a casca das raízes e o tronco da romã contêm 20% de taninos)
– Alcalóides
– Vitamina C
– Vitamina B
– Frutose (especialmente na forma de suco)
Partes utilizadas
Sementes (arilo de sementes) e as membranas brancas ao redor das sementes, às vezes, flores ou casca (atenção para toxicidade) também são usadas para fins terapêuticos.
Efeitos
Antioxidante (principal), anti-inflamatória, antiviral, adstringente (especialmente flores de romã), anti-envelhecimento (ver em constituintes acima para mais informações).
Efeito sobre a atividade sexual (a romã aumenta os níveis de testosterona em 24%, de acordo com um estudo britânico).
Indicações
“Fruta” ou suco de romã
– Prevenção de doenças cardiovasculares como aterosclerose, hipertensão arterial (medida complementar que exige estudos clínicos para demonstrar a sua utilização para essa indicação).
– Prevenção de certos cânceres (neste caso também são necessários novos estudos clínicos), como no caso do câncer de mama, câncer de próstata ou câncer do cólon
– Artrite
– Pode ter um efeito positivo sobre a atividade sexual.
– Poderia ter um efeito antienvelhecimento, como mostra um estudo da EPFL na Suíça, publicado em Julho de 2016 (leia em Constituintes acima para mais informações).
Em um livro publicado em 20222, o Prof. Hostettmann acredita, citando um estudo americano publicado em 20133que o suco de romã pode melhorar significativamente a memória verbal e visual. Em seu livro, o prof. Hostettmann aconselha beber 200mL de suco de romã por dia, 4 a 5 vezes por semana.
Flores da romã
– Diarreia
Sementes de romã
– Problemas digestivos
Efeitos secundários
Nenhum conhecido (nossa opinião).
Contra-indicações
Disfunção hepática (principalmente com consumo pesado de suco de romã, que é rico em taninos), pessoas com pressão arterial baixa (hipotensão).
Interações
Nenhum conhecido (nossa opinião).
Preparações
– Sementes com arilo (“carne da semente”)
– Suco de romã (ver Observações). Para preparar o suco de romã, você precisa usar um espremedor de romã.
– Infusão de flores de romã
– Cápsulas de romã (tome geralmente 2-3 gramas de pó de romã por dia)
Onde cresce?
Romã é um arbusto pequeno de origem asiática, mas hoje em dia a romã também cresce em diversos países quentes não asiáticos, especialmente nos trópicos e subtrópicos. Há culturas importantes de romã na Califórnia e também na Índia e Austrália. A romãzeira atinge uma altura entre 2 e 7 m. Na Europa, a floração ocorre de maio a setembro.
Observações
A romã é uma fruta com um sabor delicioso e pode ser muito benéfica para a saúde de todos. Suas sementes são utilizadas comendo-as puras ou em forma de suco de romã para garantir um efeito antioxidante significativo, porque sabemos que o suco de romã contém mais substâncias antioxidantes que somente as sementes (e arilos de sementes), porque o suco é extraído a partir do fruto inteiro com membranas brancas vizinhas das sementes.
Você deve saber que a romã possui um efeito antioxidante maior em chá verde.
Graças a seu suco antioxidante, a romã pode ser recomendada na prevenção de doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Aspecto histórico e religioso
– No passado, a França produziu o famoso xarope “grenadine” com suco de romã. Atualmente, este xarope é produzido por produtos sintéticos sem romã.
– Na Bíblia, a romã é mencionada diversas vezes, especialmente no Antigo Testamento, no Cânticos (Cânticos Cap. 4 Ver. 3), onde lemos: “E suas faces são como as metades da romã sob o véu”. A prova de que os judeus já valorizavam esta planta há milhares de anos. A Romã também é mencionada na arte islâmica. Os antigos egípcios também gostavam muito dessa fruta, seja na arte ou na mitologia.
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Atualização:
14.10.2022
Fotos:
Adobe Stock – Pharmanetis Sàrl (Creapharma.ch)
Bibliografia e referências científicas:
- DR. KURST HOSTETTMANN, Renforcer et conserver sa mémoire, fruits – légumes – épices, Saint-Maurice, Edição Piller, 2022
- DR. KURST HOSTETTMANN, Renforcer et conserver sa mémoire, fruits – légumes – épices (tradução livre : Fortaleça e preserve sua memória, frutas – legumes – especiarias), Saint-Maurice, Edições Piller, 2022
- Evid Based Complement Alternat Med. 2013; 2013: 932401. Publicado online em 16 de setembro de 2013. doi: 10.1155/2013/932401