Cranberry
Resumo
O cranberry é uma planta medicinal usada principalmente para a prevenção de infecções do trato urinário durante cistite recorrente. O cranberry é frequentemente vendido como suco ou em cápsulas. A eficácia do cranberry contra infecções do trato urinário em mulheres parece estar agora cientificamente comprovada, como sugere um grande estudo publicado pela Cochrane (DOI: 10.1002/14651858.CD001321.pub6) em 2023.
Nomes
Nome em português: cranberry, oxicoco, uva-do-monte
Nome binomial: Vaccinum macrocarpon
Nome francês: Canneberge, cranberry, airelle des marais, airelle à gros fruit, atoca, atoka
Nome inglês: cranberry
Nome alemão: Cranberry
Nome italiano: cranberry
Família
Ericaceae (Ericáceas)
Constituintes
Antocianinas (proantocianinas), flavonóides, taninos.
Partes utilizadas
Bagas
Efeitos do cranberry
Desinfetante das vias urinárias (por depósito de um biofilme protetor sobre as paredes do sistema urinário) adstingente, antiviral.
Indicações do cranberry
Infecções urinárias como a cistite, principalmente em caso de cistites repetitivas, o efeito é preventivo. Prevenção de infecções intestinais (do tipo viral). Prevenção das cáries (graças ao depósito de um biofilme). O cranberry é considerada capaz de reduzir o colesterol ruim (LDL)
Efeitos secundários
O cranberry e os produtos com cranberry (por exemplo, suco, cápsulas) levam a poucos efeitos colaterais. As vezes, a dor abdominal pode estar presente1.
Contra-indicações
Pedras nos rins, crianças menores de três anos.
Interações
Uma pessoa que bebeu vários litros de suco de cranberry por dia e tomou warfarina (um medicamento, ou mais precisamente uma molécula utilizada para fluidificar o sangue) foi vitima de problemas ligados à coagulação (sangramento). De fato, uma dose alta de cranberry tem um papel de inibidor enzimático e aumenta a concentração de determinados medicamentos (como a warfarina). Peça conselhos ao seu farmacêutico ou médico se você for usuário deste tipo de medicamento. Este caso, no entanto, permanece raro e é importante ressaltar que esta pessoa em questão, bebia muito suco de cranberry todos os dias.
Preparações
– Suco
– Cápsula
– Cataplasma
Onde cresce o cranberry ?
A uva-dos-montes (cranberry) é principalmente encontrada na América do Norte. Ela seria originária do Nordeste da América do Norte.
Atualmente, grande parte da produção mundial da fruta provém do seu cultivo em unidades agrícolas industriais situadas sobretudo na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).
Foto abaixo: colheita de uva-dos-montes no Fraser Valley, na Colômbia-Britânica (região de Vancouver), no Canadá.
Colheita do fruto
As uvas-dos-montes boiam sobre a água, pois contêm bolsas de ar.
Para a colheita, os produtores inundam as plantações com uma fina camada de água. Para soltar os frutos da planta de uva-dos-montes e fazer com que subam à superfície, os produtores utilizam uma máquina especial. Quando chegam à superfície, todas as frutas podem ser reunidas, tal como exibido na foto abaixo. Essas frutas colhidas com água servem sobretudo para produzir suco e medicamentos (ex. cápsulas). Pequena parte da produção é igualmente colhida diretamente na planta, com o uso de máquinas e sem a utilização de água (inundação), visando a obtenção de frutos frescos.
A planta de uva-dos-monte é um pequeno arbusto que alcança altura entre 15 e 20 cm.
Quando colher o cranberry?
Na América do Norte, os frutos de uva-dos-monte são colhidos no final do outono.
Observações
– Os indígenas norte-americanos empregavam as uvas-do-monte como alimento e igualmente em virtude das suas propriedades medicinais, especialmente na forma de cataplasma, por exemplo, em caso de ferimentos.
– O suposto efeito (ler abaixo) da uva-do-monte na cura das cistites data do final do século 19 (final dos 1800).
– A eficácia do cranberry contra infecções do trato urinário em mulheres parece estar agora cientificamente comprovada, como sugere um grande estudo publicado pela Cochrane (DOI: 10.1002/14651858.CD001321.pub6) em 2023.
Fontes:
Science & Vie
Referências (literatura):
JAMA (DOI : 10.1001/jama.2016.16141), Cochrane Database of Systematic Reviews (DOI : 10.1002/14651858.CD001321.pub5), Cochrane Database of Systematic Reviews (DOI : 10.1002/14651858.CD001321.pub6).
Créditos fotográficos:
Creapharma.ch, Adobe Stock
Bibliografia e referências científicas:
- Eureka Alert (www.eurekalert.org), A myth no more: Cranberry products can prevent urinary tract infections for women, 19.04.2023