Rouquidão
Definição
A rouquidão ou disfonia é a alteração anormal no timbre de voz. É devido à disfunção da laringe.
Lembre-se que a laringe faz parte do sistema respiratório superior. Ela contém as cordas vocais que nos permitem emitir sons.
A disfonia, também chamada de voz rouca, geralmente não é um problema grave. No entanto, causa um impacto negativo sobre o trabalho de pessoas que necessitam muito da fala em suas atividades diárias ou no trabalho.
A rouquidão pode ser aguda (por um período curto) ou crónica, isto é, por um período mais longo. A maioria dos casos de rouquidão não é grave.
Causas
A rouquidão é causada por processos que afetam a estrutura ou a função da laringe.
A qualidade do som emitido por um indivíduo, isto é, a sua regularidade, sua flexibilidade e mobilidade, depende principalmente das cordas vocais. A anomalia das cordas vocais resulta em rouquidão.
Existem 6 grupos etiológicos da rouquidão:
– Infecção
– Inflamação
– Trauma
– Obstrução
– Infiltração
– A alergia também pode ser uma causa de rouquidão.
– Anormalidades congênitas (de nascimento)
Os contextos ambientais prejudicam o bom funcionamento da laringe. De fato, a exposição súbita ao frio é a causa mais frequente de inflamação da laringe (laringite). Também são afetadas as pessoas que respiram o ar muito seco ou poluído, e o risco aumenta se forem alérgicos ou asmáticos.
Professores, cantores, líderes em programas audiovisuais e advogados, ficam roucos mais facilmente por causa do excesso de utilização da voz.
Em crianças a rouquidão geralmente é benigna e causada por abuso ou mau uso da voz, muitas vezes se cura com educação, observação e terapia da voz. Além disso, tende a melhorar na adolescência devido a mudanças de hábitos, desenvolvimento das pregas vocais e mudanças hormonais
O álcool causa disfonia de duas maneiras: primeiro, ele inflama a laringe, e segundo ele influencia o bêbado a falar mais alto.
A laringite infecciosa, como a gripe, tuberculose, constipações e infecções respiratórias frequentemente causam rouquidão. O uso de bombas de cortisona no tratamento de asmatambém promove o crescimento de fungos na laringe, podendo causar a rouquidão.
O conteúdo ácido do estômago regurgitado ou o refluxo gastroesofágico pode irritar as cordas vocais.
Mais raramente, os golpes na garganta causada por acidentes de trânsito ou por lesões esportivas, afetam a laringe. A manipulação da laringe com instrumentos hospitalares torna susceptível o surgimento de trauma, de feridas, prejudicando a fonação.
Tumores benignos também fazem a voz ficar rouca. Em pessoas que abusam e azem mau uso da voz, podem aparecer como tumores ou nódulos nas cordas vocais, também chamados de “nódulos dos cantores”.
O câncer de laringe, especialmente em fumantes assíduos, pode causar disfonia.
A paralisia dos músculos da laringe interrompe a locução. Isso é o resultado de danos aos nervos que ocorre após a cirurgia da glândula tireóide.
Note que os fatores emocionais, em algumas pessoas, pode ser a causa da rouquidão.
Alguns medicamentos podem causar rouquidão, como o spray nasal de budesonida.
Sintomas
A disfonia é frequentemente associada com tosse, dor de garganta ou dificuldade de engolir.
A rouquidão é a expressão de doenças que afetam a laringe. Sinais específicos da doença, tais como dificuldades respiratórias, dor de ouvido, inchaço no pescoço, problemas digestivos e febre podem acompanhá-la. Entre os fumantes, a rouquidão resulta em uma diminuição no alcance vocal e dor persistente na garganta.
Diagnóstico
O médico termina o interrogatório com os sintomas que acompanham a disfonia. Concomitantemente é analisado a qualidade da voz do paciente. Posteriormente, o otorrinolaringologista ou especialista em ouvidos, nariz e garganta examina suas cordas vocais e órgãos adjacentes (ouvido, vias aéreas superiores, língua) com ajuda de materiais específicos.
Dependendo do contexto, a confirmação do diagnóstico e prognóstico é feita com outros exames complementares, tais como a amostragem, análises de laboratório, radiografia e tomografia computadorizada.
Complicações
A disfonia evolui habitualmente de maneira favorável. No entanto, a ausência ou atraso no tratamento pode agravar as lesões das cordas vocais. A rouquidão pode resultar em perda da voz em uma doença crônica da laringe.
Quando consultar?
A regressão da rouquidão geralmente ocorre naturalmente. No entanto, deve-se consultar um médico se:
– Continuar por mais de dez dias;
– Ocorrer durante um trauma na cabeça ou na garganta;
– Aparecer após uma cirurgia no pescoço;
– For acompanhada por outros sinais como dor de garganta, dificuldade para engolir, desconforto em respirar;
– Surgir por várias vezes;
– Você for um fumante.
Tratamentos
Tratamento curativo:
Em princípio, a supressão da causa cura a disfonia.
A rouquidão infecciosa pode ser tratada com antibióticos (no caso de infecções bacterianas) e aerossóis. Os tumores podem ser tratados por cirurgiões. A radioterapia ou quimioterapia complementa o tratamento do câncer.
Quanto aos problemas ambientais (vapores tóxicos, poeira e tabaco), simplesmente evite-os. A resolução de outros fatores agravantes como estresse, emoção, frio, secura, ou refluxo gastroesofágico facilita a cura.
Algumas pessoas recorrem à ortofonia, que corrige e melhora a fala do paciente.
Para aliviar a rouquidão:
– Faça um repouso vocal por no mínimo 24 horas e não sussurre para prevenir o agravamento;
– Umedeça a sua laringe. Para fazer isso, coloque água quente em uma tigela. Esteja no alto e respire o vapor por 10-15 minutos, durante duas a três vezes por dia;
– Mantenha-se hidratado, bebendo bastante água.
Tratamento preventivo:
A melhor prevenção contra a rouquidão é proteger-se da causa:
– Pare de fumar e, evite expor-se ao tabaco e à agressores externos, como a poeira, ambiente frio e seco;
– Beba regularmente para hidratar adequadamente suas cordas vocais;
– Para os asmáticos, os gargarejos depois de usar a bomba de cortisona previne a infecção por fungos.
Fitoterapia (plantas medicinais)
Algumas plantas medicinais podem ajudar em caso de rouquidão
– Malva
– Cassis, pode ser usado na forma de doces
– Verbasco, como por exemplo, na forma de chá.
– Musgo-da-Islândia, por exemplo: doces para chupar.
Remédios caseiros
– Gargarejo de água salgada (podem ajudar a resolver a rouquidão)
Dicas & Prevenção
– Umedeça o seu ambiente, tanto quanto possível, e opte por viver em uma atmosfera menos poluída;
– Medicamentos contendo anti-histamínicos (substâncias contra alergias) pioram o problema da fonação. Se você precisar tomar, beba líquido suficiente para melhorar o ressecamento da laringe;
– Não force a sua voz e respire naturalmente falando.
A fonoaudióloga vai ajudar você a manter suas cordas vocais e se comunicar de uma forma saudável.
– Faça inalações de vapor de água, utilize um inalador ou use um pano cobrindo sua cabeça com as bordas em torno de uma bacia de água fervente. Você também pode tomar um banho com água quente e respirar profundamente.
– Evite utilizar descongestionantes (medicamentos contra resfriado), eles podem secar a garganta e, assim, agravar a rouquidão.
Pessoa responsável e envolvida na escrita deste arquivo:
Xavier Gruffat (farmacêutico e editor-chefe da Criasaude.com.br)
Fotos:
Adobe Stock/Fotolia, Criasaude.com.br
Atualização:
Este artigo foi modificado em 10.09.2021