Publicidade

Infusão de folhas de oliveiras

Utilização

– Remédio natural utilizado no combate à hipertensão leve a moderada.
Atenção, a hipertensão é uma doença grave que em todos os casos requer acompanhamento médico, este remédio é apenas uma medida complementar.
– Remédio também indicado contra a diabetes.

Ingredientes

– 18 a 20 folhas de oliveira, prefira folhas de oliveira frescas (no caso de folhas de oliveira secas e cortadas utilizar 50g)
– 1 litro de água

Preparação

– Coloque as folhas de oliveira em 1 litro de água.

– Ferva até obter 500 ml da mistura, ou seja, ferva até reduzir a mistura pela metade. Outra receita eficaz é ferver as folhas de oliveira por pelo menos 10 minutos.

– Deixe esfriar por aproximadamente 10 min.

– Filtre, adoce se necessário, pois o chá pode ser amargo.

Posologia

– Beber 1 xícara todas as manhãs durante 15 dias (segundo o autor, esse é o período necessário para obter a correção da pressão arterial). Outras fontes acreditam que se deva beber uma xícara (cerca de 200 ml) de chá de folhas de oliveira 2 vezes ao dia, pela manhã e à noite. Se possível, beba o chá quente.

Efeitos colaterais: 
– Raramente pode causar distúrbios gástricos.

Observações: 
– De acordo com um livro do professor de fitoterapia Dr. Kurt Hostettmann publicado em 2023, as folhas de oliveira para utilização no tratamento da hipertensão leve a moderada possui um efeito anti-hipertensivo bem documentado por estudos in vivo e alguns estudos clínicos1. Podemos citar principalmente um estudo publicado em 2010 na revista Phytomedicine (DOI: 10.1016/j.phymed.2010.08.016) que comparou um extrato de folha de oliveira com o captopril (12,5 mg), um medicamento químico ou sintético contra a hipertensão. A diminuição da pressão com as folhas de oliveira, assim como no grupo captopril, foram para pressão diastólica de cerca de 12 mmHg e de 5 a 8 mmHg para a pressão sistólica. É uma queda de pressão modesta mas significativa.
– As folhas secas de oliveira estão incluídas na 10ª edição da Farmacopeia Europeia (em vigor a partir de 1º de janeiro de 2020)2.
– O oleuropeosídeo, um glicosídeo monoterpênico, parece ser o princípio ativo particularmente responsável pelo efeito anti-hipertensivo.
– O uso de chá de folhas de oliveira é comum na região do Mediterrâneo como na Argélia.

Última atualização: 
07.08.2023

Redação: 
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Bibliografia e referências científicas:

  1. DR. KURT HOSTETTMANN, Des plantes pour la prévention des affections cardiovasculaires, Saint-Maurice, Edições Pillet, 2023
  2. DR. KURT HOSTETTMANN, Des plantes pour la prévention des affections cardiovasculaires, Saint-Maurice, Editions Pillet, 2023
Observação da redação: este artigo foi modificado em 20.09.2023

Publicidade