Cana-de-açúcar
Resumo – informações interessantes
Provavelmente originária da Nova Guiné, a cana-de-açúcar (ou simplesmente cana) gradualmente se espalhou nas Filipinas e Índia. Além disso, a cana-de-açúcar é considerada, neste último país, uma planta divina, a partir do qual os habitantes extraem uma substância chamada “sarkara” através de uma técnica que eles inventaram primeiro. Por volta de 600 a.C., Persas começaram a explorar esta planta.
O primeiro relato escrito da cana remonta a 327 a.C., Através das histórias de um dos generais de Alexandre, o Grande. Entretanto, a cana só passou a ser conhecida na Europa alguns séculos depois. A invasão muçulmana do século 8 trouxe o “Saccharum officinarum”, às margens do Mediterrâneo, onde as Cruzadas introduziram no Velho Continente.
A chegada da cana nas Américas contribuiu para o desenvolvimento do comércio triangular. De fato, as plantações de cana-de-açúcar na América exigiam uma grande força de trabalho que os europeus procuravam na África através do comércio de escravos. É no Brasil e no Caribe que as maiores plantações estavam localizadas e que receberam milhões de escravos negros, muitos dos quais morreram durante a travessia do Atlântico. Os sobreviventes trabalharam sob duras condições de trabalho nos canaviais, mesmo após a abolição formal da escravatura.
Número 1 em plantio no mundo hoje, a cana está presente em mais de 200 países em todo o mundo com um 1,7 bilhão de toneladas de produção anual estimada. As maiores plantações estão no Brasil, Índia, China e Tailândia, com 36%, 19%, 7% e 5% da área cultivada, respectivamente.
Principais nutrientes
Nutrientes (efeitos e potenciais indicações médicas) | Quantidade por 100 g de caldo de cana |
Açúcar (fonte de energia para o corpo e células) | 18 g |
Sal (mantém a pressão sanguínea, promove a transmissão de impulsos nervosos e contração muscular) | 3 g |
Cálcio | 6 mg |
Potássio (mantém a acidez das secreções gástricas, regula a secreção de aldosterona, ativa as células musculares e nervosas células) | 22 mg |
Outros nutrientes: vitaminas B1, B2, B3, C,fósforo, ferro | Pequenas quantidades |
Número de calorias
Esteja ciente de que 100 gramas de caldo de cana fornece ao corpo com cerca de 73 kcal.
Principais pratos, alimentos e bebidas à base de cana-de-açúcar
– A cana-de-açúcar recém cortada pode ser mastigada para extrair o suco. Armadas com facas, as pessoas nos países tropicais são hábeis para remover a casca dura e cortar o caule, a fim de mastigar os pedaços como goma de mascar.
– O caldo da cana-de-açúcar é amplamente utilizado na fabricação de coquetéis, sobremesas, frutas cristalizadas ou mesmo bolos.
– A cana-de-açúcar também é utilizada para fabricar o açúcar.
Importância nutricional e para saúde
– O caldo de cana-de-açúcar tem um índice glicêmico baixo, o que permite que o corpo permaneça saudável e mantenha a forma.
– Sua natureza alcalina o predispõe a lutar de forma eficaz contra câncer de próstata e de mama.
– Em muitos países tropicais, as pessoas geralmente usam os dentes para extrair o suco diretamente da haste recém-cortada. Esta seiva preserva os dentes contra a cárie dentária.
– Para aqueles que sofrem de fígado, o caldo de cana fortalece a capacidade deste órgão. A planta é rica em potássio, que ajuda a digestão e é um laxante suave para quem tem problemas com prisão de ventre. Por fim, a cana garante o bom funcionamento dos rins e ajuda a estabilizar o fluxo de urina.
– Para combater a gripe, resfriado ou dor de garganta, recomenda-se fazer um suco de cana-de-açúcar.
– Para jovens mães, é recomendável tomar um chá ou uma decocção feita de água fervida e cana-de-açúcar bruta. Dessa forma, elas podem produzir mais leite para seus filhos.
Receita simples para preparar
Espetos de camarão em cana-de-açúcar
Ingredientes:
Para 4 porções
– 1 pedaço de cana-de-açúcar ou 40 centímetros de varas longas de cana enlatada.
– 400 g de camarões grandes.
– 250 gramas de macarrão vermicelli feito de arroz.
– 1 pedaço de gengibre fresco.
– 1 dente de alho.
– Clara de 1 ovo.
– Sal e pimenta.
Preparação:
– Cozinhe o macarrão de arroz em água fervente por 3 minutos.
– Descasque o camarão e misture-os em um processador de alimentos com o macarrão. Em seguida, adicione sal e pimenta antes de adicionar a clara de ovo. Deixe descansar por algumas horas.
– Rale o gengibre e o alho em cima da mistura.
– Em seguida, ponha a massa em torno de cada espeto de cana-de-açúcar para obter uma forma oval.
– Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente e cozinhe os espetos. Uma vez que eles tomaram uma cor rosada, retire do fogo e sirva imediatamente.
Dica: Você pode substituir o camarão por carne ou frango picados.
Bons conselhos de nutrição do Criasaude
– Se você tem uma prensa para fazer caldo de cana em casa, recomenda-se beber o suco imediatamente, caso contrário ele se torna escuro.
– Você também pode deixar algumas horas na geladeira antes de consumir. O frio dá à bebida um sabor característico enquanto refresca o corpo.
Comentários interessantes sobre este alimento
– A cana é utilizada principalmente para a produção de açúcar através de diferentes processos. Após a moagem, sobras, chamadas de “bagaço”, constituem cerca de um terço do peso da cana-de-açúcar inicial. Este subproduto é geralmente utilizado como combustível nas unidades de produção para gerar eletricidade e aquecer os fornos. Também é usado para alimentar o gado. O bagaço hoje tem muitas aplicações na fabricação de papel, filme, papelão e isolamento térmico.
– O melaço é um subproduto de outro processamento da cana atualmente usado para produzir etanol. Ele é usado como biocombustível, especialmente no Brasil, onde 80% dos veículos são movidos a etanol puro ou misturado, segundo dados de 2007.