Publicidade

Home » Nutrição » Cálcio

Cálcio

NOMES

CálcioNome em português: cálcio, frequentemente vendido como sal de cálcio, citrato de cálcio, carbonato de cálcio
Nome científico: cálcio (Ca)

DOSE DIÁRIA

Dose diária recomendada, também chamada de ingestão diária recomendada (IDR):

Adultos
– 19 a 50 anos: 1.000 mg por dia

– Após os 50 anos: 1.200 mg por dia (ver também problemas  em caso de excesso, um aumento do risco cardíaco pode existir com a ingestão diária de cálcio superior a de 1.200 mg por dia)

Mulheres que estão grávidas ou amamentando

– 19 anos de idade: 1.300 mg por dia

– 20 anos ou mais: 1.000 mg por dia

Crianças

– 1 a 3 anos: 500 mg por dia

– 4 a 8 anos: 800 mg por dia

– 9 a 18 anos: 1.300 mg por dia

PRODUTOS QUE CONTÊM CÁLCIO

Água mineral, diversos alimentos: leite, produtos lacticínios …

EFEITOS

– Fortalece os ossos (calcificação) e os dentes, exerce um papel metabólico essencial em inúmeras reações.

INDICAÇÕES

hipertensão cálcio

Osteoporose, problemas musculares, hipertensão, síndrome pré-menstrual, câncer de cólon(prevenção), acidente vascular cerebral (prevenção), colesterol (contra o LDL), sobrepeso (ajuda na perda de peso).

Estudo crítico sobre a utilização da vitamina D ou do cálcio em casos de fraturas em pessoas com mais de 50 anos
– Os suplementos alimentares que contêm cálcio, vitamina D ou ambas as substâncias não parecem proteger contra fraturas de quadril e outras fraturas ósseas em pessoas idosas, de acordo com um estudo chinês publicado 26 dezembro de 2017 na revista científica JAMA (DOI: 10.1001 / jama.2017.19344).
– Este estudo, uma meta-análise (revisão de estudos), levou em conta 51.145 adultos com mais de 50 anos que não moravam em uma instituição ou comunidade como um asilo, moravam em  casa. Esses adultos participaram de 33 ensaios clínicos randomizados comparando o uso de suplementos alimentares (cálcio, vitamina D ou ambos) com um placebo ou nenhum tratamento e o risco de novas fraturas. Os resultados deste trabalho de pesquisa vão contra outros estudos publicados no passado. Portanto, cientistas chineses que soltaram um comunicado sobre o estudo em dezembro de 2017, desencorajaram o uso regular de suplementos alimentares contendo cálcio, vitamina D ou ambos em adultos com mais de 50 anos de idade para a prevenção de fraturas.

CARÊNCIA

– Problemas musculares (tetania), osteoporose, raquitismo infantil,…

EXCESSO

– Problemas nervosos psíquicos, dores musculares, cálculos renais, ataque cardíaco (infarto do coração), com aumento do risco cardíaco se houver consumo de cálcio em excesso (mais de 1g por dia, de acordo com pesquisadores alemães, em estudo publicado em 2012, o estudo não especifica se mais de 1 g é 1,5 gr, 1,2 gr, etc. Em caso de problemas cardíacos, recomendamos que você não exceda a dose de 1,0 gramas de cálcio por dia, pergunte ao seu médico. O estudo foi realizado com cerca de 24 mil pessoas durante mais de 10 anos e o risco de ataque cardíaco era de 84% mais elevado em pessoas que tomam mais de 1,0 gramas de cálcio em comparação com aquelas que tomaram 1,0 gramas por dia de cálcio ou menos).

– Suplementos contendo cálcio aumentam o risco de câncer de próstata. Os homens que consumiram 400 mg de cálcio por dia ou mais viram o seu risco de câncer aumentar 51%, de acordo com um estudo europeu

OBSERVAÇÕES

– O cálcio é absorvido no intestino pela vitamina D. É por isso que se recomenda, na prevenção da osteoporose, tomar diariamente vitamina D e cálcio.

– A ingestão diária de cálcio através da dieta e/ou suplementos alimentares pode ter um efeito muito positivo sobre a saúde. Além da prevenção de osteoporose, o cálcio pode também tratar (complementarmente) ou prevenir a hipertensão, câncer do cólon, tensão pré-menstrual, reduzir a obesidade, o colesterol mau (LDL), etc. Mas tome cuidado para não consumir cálcio em excesso, especialmente pessoas com risco cardíaco (ver acima em problemas em caso de excesso).

Perguntas e Respostas

“ Gostaria de saber se crianças podem tomar leite sem lactose? Ele tem menos cálcio? ”

Resposta do farmacêutico (por Adriana Sumi)

Perguntas e Respostas cálcio O leite de vaca sem lactose disponível no mercado e os leites de soja originais não contém cálcio naturalmente, porém existem alguns produtos, como por exemplo o leite de soja, que são suplementados com cálcio (adição de cálcio sintético).
O cálcio que uma criança necessita para seu desenvolvimento saudável, não precisa vir necessariamente do leite e seus derivados. Outros alimentos como tofu, espinafre, brócolis, sardinha, gergelim, soja, linhaça, grão de bico e chia são ricos em cálcio e podem ser adicionados na alimentação de uma criança ou adulto.

NOTICIAS

Fontes:
JAMA (DOI: 10.1001 / jama.2017.19344).

Observação da redação: este artigo foi modificado em 17.08.2018

Publicidade