Suco de beterraba
Uso
– Usado contra a hipertensão, em atletas pode aumentar o desempenho (especialmente para a resistência), mau colesterol (LDL), insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ler mais em Observações).
– Para aumentar a força muscular durante o exercício (leia abaixo em Observações, estudo de 2023).
Ingredientes
Para 250 mL de suco:
– 2 ou 3 beterrabas descascadas.
– Possivelmente duas cenouras (opcional).
– Mixer (misturador) ou melhor ainda uma centrífuga para obter mais suco líquido (também usada na receita de suco de cenoura).
– Sal e pimenta.
– Água.
Preparação
– Coloque as beterrabas (e se você também quiser a cenoura) no mixer ou centrífuga e cerca de 150 mL de água.
– Misture os legumes e a água por alguns minutos até obter um suco homogêneo.
– Adicionar mais água para fazer um suco mais líquido.
– Se necessário, acrescente um pouco de sal e pimenta.
– Você pode colocar o suco por cerca de 10 minutos na geladeira para torná-lo mais consistente.
Posologia
– Beba um copo de suco de beterraba uma vez por dia, de manhã, por exemplo.
Armazenamento
Beba imediatamente ou guarde na geladeira por algumas horas.
Notas
– No início é aconselhável beber o suco em pequenas doses e um pouco diluído (por exemplo, 100 mL), uma vez que ele é forte e irritantes para o intestino, e isso pode levar um tempo para adaptação. É sempre melhor procurar a orientação de um profissional de saúde, como um médico, nutricionista ou farmacêutico especializado em nutrição antes de iniciar um tratamento com suco de beterraba.
Insuficiência cardíaca
– Beber 1 suco de beterraba por dia melhora a resistência e reduz a pressão sanguínea em indivíduos com idade de 69 anos ou mais, acometidos por insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada (ICFEP), de acordo com um estudo publicado em 10 de fevereiro de 2016, na versão on-line do Journal of the American College of Cardiology-Heart Failure, realizado pelo Wake Forest Baptist, em Winston-Salem, na Carolina do Norte (Estados-Unidos).
– Pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, descobriram que o suco de beterraba leva a um aumento significativo na duração do exercício, potência máxima e consumo de oxigênio durante o exercício em 8 participantes com insuficiência cardíaca com redução na fração de ejeção, uma forma que afeta cerca de 50% das pessoas com insuficiência cardíaca. A capacidade de realizar exercício é um fator chave para qualidade de vida e até mesmo para a sobrevida desses pacientes. Este estudo foi publicado na edição impressa de fevereiro de 2018 da revista científica Journal of Cardiac Failure (10.1016/j.cardfail.2017.09.004).
Exercício físico e luta contra a hipertensão
– Em 2017, uma equipe de cientistas da Wake Forest Baptist mostrou que beber suco de beterraba antes da prática de exercício físico ajudou o cérebro de pessoas mais velhas a funcionar melhor, ou seja, melhorar a prática de exercícios. Em outras palavras, o cérebro parecia “rejuvenescer” com o suco de beterraba. Este estudo foi publicado em 2017 na revista especializada Journals of Gerontology: Medical Sciences. O estudo incluiu 26 homens e mulheres com idade superior a 55 anos que não praticavam exercícios frequentemente e que apresentaram pressão arterial elevada. De acordo com os pesquisadores, o óxido nítrico (NO) seria responsável por efeitos benéficos no cérebro. Sabe-se que o nitrato, que é encontrado em grandes quantidades no suco de beterraba, é transformado no organismo em óxido nítrico (NO), que por sua vez é uma molécula com efeito hipotensivo significativo.
Em 2010, o Wake Forest Baptist mostrou que o suco de beterraba aumentou o fluxo sanguíneo para o cérebro em idosos. Este estudo de 2010, que foi o primeiro a mostrar um vínculo entre o suco de beterraba e o fluxo sanguíneo no cérebro, foi publicado na revista científica Nitric Oxide: Biology and Chemistry.
– Em 2008, um estudo publicado no jornal científico Hypertension já havia mostrado o efeito hipotensivo do suco de beterraba.
Força física (pequeno estudo de 2023)
– Um estudo publicado em janeiro de 2023 na Acta Physiologica (doi: 10.1111/apha.13924) revelou que o consumo de nitrato na alimentação – a molécula ativa no suco de beterraba – aumentou significativamente a força muscular durante o exercício. Os pesquisadores da Universidade de Exeter e dos National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos rastrearam a distribuição de nitrato ingerido na saliva, no sangue, nos músculos e na urina de dez voluntários saudáveis, que foram solicitados a realizar um exercício máximo de perna. Uma hora após a ingestão do nitrato, os participantes foram solicitados a realizar 60 contrações do quadríceps – o músculo da coxa ativo ao endireitar o joelho – em intensidade máxima por cinco minutos em uma máquina de exercícios. A equipe encontrou um aumento significativo nos níveis de nitrato no músculo. Durante os exercícios, os pesquisadores descobriram que esse aumento no nitrato causou um aumento de 7% na força muscular, em comparação com quando os participantes tomaram um placebo. Estudos anteriores encontraram um aumento de nitrato nos tecidos e fluidos corporais após a ingestão de nitrato alimentar marcado. Usando o rastreador no novo estudo, os pesquisadores foram capazes de avaliar com precisão onde o nitrato é aumentado e ativo, além de laçar uma nova luz sobre como o nitrato que consumimos é usado para melhorar o desempenho da performance durante o esforço.
Fontes e referências
Hypertension, Wake Forest Baptist.
Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)
Créditos fotográficos:
Criasaude.com.br, Adobe Stock
Última atualização:
21.03.2023