Rooibos
Resumo
Planta medicinal com ação antioxidante e calmante, utilizada contra distúrbios do sono, como a insônia. Originária e encontrada na África do sul, esta planta geralmente é consumida na forma de chá (infusão).
Nome em português: rooibos, chá vermelho, chá de rooibos
Nome binomial: Aspalathus linearis
Nome francês: rooibos
Nome inglês: rooibos
Nome alemão: Rooibos
Nome italiano: rooibos
Fabaceae
Taninos (pequenas quantidades), polifenóis (quecetina) e vitamina C.
Folhas e caules
Calmante, antioxidante, antialérgico e anti-inflamatório.
Nenhum conhecido.
Nenhuma conhecida.
Nenhum conhecido.
– Cápsulas (muito raras)
Rooibos cresce somente na África do Sul, na Montanha Cederberg região norte da Cidade do Cabo. Parece que o rooibos tem sido cultivado em outras regiões de África do Sul, mas sem sucesso.
A colheita das folhas e caules de rooibos durante o verão, entre dezembro e fevereiro.
Em seguida, as folhas e caules de rooibos finamente cortados passam por um processo parecido com a fermentação por algum tempo. É neste ponto que o sabor e de cor vermelha se tornam característicos.
– Muitas vezes referido como “chá vermelho” para descrever o rooibos, este termo não é muito bem escolhido. Os chás preto, verde e branco, são da mesma espécie de planta, a Camellia sinensis da família Theaceae ricos em cafeína, mas o “chá vermelho” ou rooibos é de outra espécie (Aspalathus linearis) e outra família (Fabaceae) e não contém cafeína.
– De acordo com nossas informações, não há estudos científicos que tenha mostrado a eficácia de rooibos contra a insônia ou distúrbios digestivos. O seu teor em antioxidantes parece comprovado, mas o efeito protetor devido aos radicais livres (contra o câncer e doenças degenerativas) é mais acentuado no chá verde, com uma concentração mais elevada de radicais livres.