Vitamina B6
A vitamina B6 pertence às vitaminas conhecidas como hidrossolúveis, abaixo você encontrará todas as informações sobre esta vitamina.
NOMES
Nome em português: vitamina B6, piridoxina
Nome científico: vitamina B6, piridoxina
DOSE DIÁRIA
A dose diária recomendada é de:
– De 1.6 a 2 mg
NUTRIENTES QUE CONTÊM VITAMINA B6
– Levedo de cerveja, ovos, cereais, leguminosas, frutas (como banana e abacate), legumes (como espinafre, repolho e batata), leite, queijo, carne vermelha, fígado e peixe.
EFEITOS
– Antioxidante, diversas funções metabólicas
INDICAÇÕES
– Tensão pré-menstrual, menopausa, distúrbios nervosos, nâuseas, síndrome do túnel carpal (possível efeito).
CARÊNCIA
– Em bebês: problemas nervosos (irritabilidade, convulsões, vômitos,…)
– Em adultos: acúmulos seborréicos ao redor dos olhos e da boca
EXCESSOS
–Reflexos tendinosos, problemas de sensibilidade nas extremidades.
OBSERVAÇÕES
– Esta vitamina é pouco estocada no organismo, portanto é importante consumí-la regularmente (em forma de alimentação ou complemento).
– Um estudo australiano mostrou que consumir vitamina B6 (piridoxina) ajuda a lembrar melhor os próprios sonhos. Mais de 100 participantes de toda a Austrália tomaram altas doses de suplementos de vitamina B6, 240 mg, antes de dormir, por cinco dias consecutivos. Os resultados mostraram que a ingestão de vitamina B6 melhorou a capacidade dos participantes de recordar seus sonhos em comparação ao placebo. Antes de tomar esses suplementos, muitos participantes raramente se lembravam de seus sonhos, mas relataram melhorias no final do estudo. Ser capaz de recordar os próprios sonhos parece ser uma maneira eficaz de superar pesadelos e tratar fobias. Este estudo realizado pela Universidade de Adelaide (University of Adelaide) foi publicado on-line em 17 de abril de 2018 na revista científica Perceptual and Motor Skills (DOI: 10.1177/0031512518770326).
Fonte:
Perceptual and Motor Skills (DOI: 10.1177/0031512518770326).
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Fotos:
Fotolia.com
Atualização:
Este artigo foi modificado em 20.11.2018