Publicidade

Náuseas e vômitos

Definição

Náuseas e vômitos definição As náuseas são sensações de mal estar seguidas por vontade de vomitar. Este estado é o resultado de contrações na região do estômago, que não digere a comida, mas a devolve no esôfago para uma ejeção final (vômitos).
Na maioria dos casos, os vômitos permitem que o organismo ejete susbtâncias tóxicas ou desagradáveis, para encontrar uma sensação de alívio (desaparecimento das náuseas). Os vômitos são fenômenos naturais que podem até mesmo salvar a nossa vida.

Causas

As náuseas e vômitos podem ter inúmeras causas, como:

– uma intoxicação alimentar (ingestão de comida estragada)

– uma gripe

– o uso de determinados medicamentos (principalmente os medicamentos utilizados na quimioterapia, no tratamento do câncer)

– uma gastroenterite

– o abuso do álcool

– enjôo marítimo, em um avião….enjôo devido ao movimento (transportes em geral)

– gravidez (enjôos matinais)

– a meningite

– uma exaqueca muito forte

– cheiros fortes e desagradáveis

– distúrbios psíquicos (bulimia, anorexia)

– excesso de comida

– estresse intenso

– os cálculos biliares.

– uma anestesia geral.

Sintomas

Os sintomas das náuseas são bastante característicos e reconhecíveis. Além dos vômitos e das vertigens, que são os mais óbvios, pode ocorrer também:

– transpiração, suores, arrepios, salivação em excesso

– uma sensação de fraqueza e fadiga generalizada

– perda do apetite

Note que muitas vezes as náuseas levam a vômitos, mas nem sempre.

Atenção, em caso de vômitos há sempre risco de desidratação, especialmente entre as pessoas mais vulneráveis (crianças, idosos).

Duração dos sintomas

Em casos de origem viral, as náuseas e vômitos duram geralmente entre várias horas a 2-3 dias.

Tratamentos

Como as náuseas e os vômitos são na maioria dos casos, reações naturais, nem sempre é necessário tomar medicamentos.

O primeiro passo é que deve ser feito é tentar se acalmar (no caso de enjôo marítimo ou estresse, por exemplo), para estabilizar o estado psíquico.

Se as náuseas forem causadas por uma intoxicação alimentar ou abuso de álcool, não se deve em caso algum impedir o vômito, pois o organismo deve se livrar das substâncias prejudiciais.

Entretanto, às vezes, o uso de medicamentos pode ser necessário. Existem diversos medicamentos contra as náuseas e os vômitos que podem ser comprados em farmácias sem prescrição médica, como estes:

– à base de domperidona

– à base de meclozina, cafeína e vitamina B6

Fitoterapia

É possível aliviar as náuseas através de remédios naturais à base de plantas, como o gengibre (em infusão ou comprimidos). Esta planta favorece a digestão, possui um efeito relaxante e tonifica os músculos do aparelho digestivo. Se você sofre com enjôos em transportes, você pode beber uma infusão de gengibre 3 ou 4 horas antes da sua viagem.

Uma outra planta eficaz é a hortelã. Ela diminui as contrações na região do estômago e é fortemente aconselhada na gravidez. A camomila favorece a ejeção de comida e purifica o estômago e o fígado.

Resumindo,  todas estas plantas têm um efeito positivo contra as náuseas e os vômitos.

– o gengibre (por exemplo, em forma de infusão)

remédios naturais náuseas e vômitos

– a hortelã (por exemplo, em forma de infusão ou óleo essencial)

– o cannabis. Na realidade recomenda-se o THC utilizado no Canadá e nos EUA em forma de medicamento pronto para o uso, que pode ser comprado com prescrição médica, em caso de vômitos causados pela quimioterapia.

– a camomila (em geral, em forma de infusão)

Homeopatia

Para tratar as náuseas e os vômitos através da homeopatia, é indicado o Nux vomica (planta rica em alcalóides).

homeopatia náuseas e os vômitos

Em caso de náuseas e vômitos, você pode tomar 3 grânulos de  Nux Vomica 5CH de cada vez, várias vezes ao dia. Estes também podem ser utilizado durante a gravidez.

Para maiores informações (e para remédios mais personalizados, em função dos sintomas) procure um homeopata.

Dicas

– Apesar de náuseas e vômitos serem reações naturais,  elas podem ter complicações.

É portanto necessário consultar um médico no caso da presença de sangue ou pequenos grãos pretos nos vômitos. Se o mal estar for acompanhado de febre alta ou se elr ocorrer após o uso de determinados medicamentos, também é necessário consultar um médico.

Em todos os casos, quando os desconfortos ocorrerem durante uma gravidez avançada, procure um especialista, pois não sabemos quais os efeitos que estes podem ter sobre o feto.

– Em bebês, idosos ou pessoas com um estado confusional, em caso de ejeção, os vômitos podem penetrar nos pulmões e provocar uma asfixia. Por isso é muito importante vomitar inclinado para a frente e não deitado.

– Depois de vomitar é melhor não comer nada por cerca de 2 horas para permitir que o estômago se “regenere”, durante este período também beba o mínimo possível. No entanto, depois de 2 horas, beba bastante líquido, porque o vômito pode desidratar muito. É aconselhável beber em pequenas porções regulares, evitar bebidas com cafeína, leite ou álcool.

– Para amenizar as náuseas e obter um equilíbrio físico, é aconselhado alongar por um breve momento e fazer grandes inpirações.

– Durante alguns dias após o início da náusea e vômito, evite tomar bebidas alcoólicas, tabaco e alimentos gordurosos ou apimentados.

Observação da redação: este artigo foi modificado em 05.10.2017

Publicidade