Publicidade

Home » Religião » Camomila

Camomila

Resumo

CamomilaPlanta medicinal utilizada em uso interno contra os espasmos e os problemas digestivos, e em uso externo como desinfetante e cicatrizante. Ela pode ser encontrada em infusão, compressas ou solução.

Nomes

Nome em português: camomila, camomila-vulgar, camomila-alemã, camomilha, camomila-dos-alemães
Nome binomial: Matricaria recutita (L.) Rauschert
O nome Matricaria é proveniente, derivado, do latim mater para “mãe” ou “matriz”. Já o Chamomilla provem do grego chamai para anão e melon para maçã.
Nome francês: camomille vraie, matricaire, camomille allemande
Nome inglês: camomile
Nome alemão: Echte Kamille
Nome italiano: camomilla, camomilla vera
Nome espanhol: manzanilla

Família

Asteraceae (Asteráceas)

Constituintes

Óleo essencial (camazuleno, bisabolol), matricina, flavonóide, cumarina, taninos.

Partes utilizadas

Flores secas (flores de camomila) ou capítulos florais secos.

camomila-2016

Efeitos

Antiflogistíca, cicatrizante, espasmolítico, antialérgico, antibacteriano, antifúngico, calmante, sonífero.

Indicações

Em uso interno (infusão)
– Problemas digestivos (úlceras-acidez, náuseas e vômitosgastroenteritedoença de Crohnsíndrome do intestino irritávelcólica infantil)

– Resfriados, distúrbios do sono (leve efeito sonífero), nervosismo (leve efeito calmante), cólicas menstruais, febre do feno, alergia, câncer (possível efeito, ler nas Observações abaixo), ansiedade (em óleo essencial na forma de difusão ou chá),

Em uso externo (banho, óleo essencial, pomada, compressa)
– Eczema, pele seca, psoríase, lavagens e desinfecção da boca e de feridas, olhos vermelhos, determinadas conjuntivites, ferimentos (para favorecer a cicatrização), hemorróidas, cuidado dos cabelos e também para clarear os cabelos (ver remédio: decocção de camomila), síndrome do túnel do carpo (na forma de óleo essencial, ler também as Informações abaixo).

Efeitos secundários

Risco de reação alérgica. Em caso de superdose: insônia, náuseas. Leia a bula dos medicamentos.

Contra-indicações

Alergia à camomila (sobretudo ao óleo essencial). Leia a bula dos medicamentos.

Interações

Desconhecemos

Preparações

Infusão de camomila 

Camomila

Decocção de camomila (para clarear os cabelos)

– Solução líquida de camomila, para fazer banhos de assento contra as hemorróidas

Tintura

– Pomada ou ungüento

– Óleo essencial de camomila. Atenção ao eventual risco de alergias.

Cataplasma de flores de camomila

Banho para os pés

– Cápsulas, a dosagem atinge frequentemente de 500 a 1.000 mg de flores de camomila desidratadas, a serem administradas de 2 a 3 vezes ao dia

– Inalação de camomila

Preparação da inalação de camomila (segundo Claude Roggen, ver referências abaixo):

– Despeje a água à 70oC sobre as flores de camomila, cubra a cabeça com uma toalha e inspire. Indicado durante resfriado ou sinusite.

– Óleo de camomila (atenção, diferente de óleo essencial), para uso em fricção, por exemplo, durante contusão ou reumatismo.

Preparação de óleo de camomila (segundo Claude Roggen, ver referências abaixo):

– Macerar punhados flores de camomila frescas em azeite de qualidade, deixar durante 10 dias ao sol. Filtrar e depois engarrafar. Aplicar contra as inflamações (reumatismo).

– Na espagiaria.

Onde cresce a camomila?

A camomila cresce na Europa e também no Sul e Sudeste no Brasil.

Comercialmente, a camomila é cultivada, sobretudo, em alguns países do Leste Europeu, tais como a Eslováquia ou a Hungria. Egito e Argentina também estão entre os países produtores de camomila.

A camomila atinge uma altura entre 10 e 50 cm.
Na Europa, você pode encontrar a camomila, por exemplo, na beira de trilhas ou em campos.
Ela é uma planta anual.

Quando a camomila floresce?

A camomila floresce geralmente no verão.

Observações

– Segundo pesquisas de janeiro 2005, a camomila também teria efeitos positivos na cura de resfriados e cólicas menstruais. Ela é uma das plantas mais utilizadas em fitoterapia, pois ela tem versatilidade e pode exercer eficácia em inúmeras complicações que vão desdes os problemas de digestão a distúrbios sono e problemas de menstruação.

– Estudos científicos provaram parcialmente o efeito calmante e sonífero da camomila. Por isso, para  essa indicação, é preferível a utilização de uma dose maior de camomila (3 colheres de sopa ou 3 sachês) e cobrir com uma tampa a infusão por 10 minutos (ver : chá de camomila).

– No México, o chá de camomila é usado frequentemente em problemas digestivos, como: cólicas, gastroenterite, espasmos e diarreia.

– Em Junho de 2015, um estudo realizado com Americanos nativos ou de descendência mexicana com idade superior a 65 anos, mostrou que o consumo regular de chá de camomila levou a uma redução na mortalidade entre as mulheres. No entanto, os pesquisadores da University of Texas Medical Branch, que conduziram este estudo, não encontraram uma redução na mortalidade entre os homens que consomem camomila. Os cientistas não sabem a origem desta diferença, uma hipótese decorre do fato de que as mulheres consomem o chá de camomila com mais regularidade do que os homens.

– Em um pequeno estudo grego publicado em abril de 2015 na revista European Journal of Public Health, o consumo regular de chá de camomila foi correlacionada com uma diminuição do risco de câncer de tireoide. Atualmente os pesquisadores não possuem condições de afirmar claramente que o chá de camomila apresenta um efeito na prevenção do câncer da tireoide, mas é possível observar uma correlação. Em outras palavras, as pessoas que consomem chá de camomila durante um longo período tiveram um risco menor de desenvolver esse tipo de câncer.

A camomila, combinada com a dieta mediterrânea, pode ser a causa desta diminuição do risco de câncer. O estudo constatou que o consumo de chá de sálvia também levou a uma diminuição do risco de câncer, mas não tanto quanto o chá de camomila. Na Grécia, cerca de 1,6 pessoas em 100.000 habitantes são diagnosticadas com câncer de tireoide a cada ano, contra 13,2 pessoas nos Estados Unidos e 5,2 pessoas na Europa, por 100.000 habitantes. Os flavonoides, encontrados no chá de camomila, podem estar por trás deste efeito protetor contra o câncer.

– Na Idade Média, a camomila era uma planta importante nos jardins de plantas medicinais dos monastérios. Alguns séculos antes, a camomila era igualmente utilizada pelos antigos egípcios e gregos, no caso destes últimos o seu uso também incluía os casos de febre.

– Em espanhol, a camomila leva o nome de maçãzinha: manzanilla. As flores de camomila por vezes apresentam um perfume de maça, o que explica a origem do nome em espanhol.

– Segundo um estudo iraniano, realizado em 2015 pela Fasa University of Medical Sciences, em Fasa (Irã), o óleo essencial (em inglês oil) de camomila possibilita a redução dos sintomas e o status funcional em pacientes portadores de manifestações severas da síndrome do túnel do carpo. Esta pesquisa em método duplo-cego com controle de placebo foi realizada junto a 26 pessoas com síndrome do túnel do carpo em estádio avançado ou grave. Este estudo foi publicado na revista científica Complementary Therapies in Clinical Practice de novembro de 2015.
Ler aqui o resumo em inglês da pesquisa

– Um estudo da Universidade da Pensilvânia mostrou que em pessoas que sofrem de ansiedade generalizada leve a moderada, um extrato de camomila foi mais eficaz na redução dos sintomas do que um placebo, como observado pela revista americana Prevention em 2019.

Fontes:
European Journal of Public Health, Complementary Therapies in Clinical Practice

Artigo escrito por:
Xavier Gruffat (farmacêutico)

Última data de atualização:
20.07.2019

Fotos:
Fotolia.com, Criasaude.com.br, Creapharma.ch

Fotos camomila

CamomilaCamomila

Observação da redação: este artigo foi modificado em 03.05.2021

Publicidade