Matricária
Resumo
A matricária é uma planta utilizada na fitoterapia especialmente para tratar enxaquecas e dores de cabeça, a ser consumida principalmente na forma de infusão (chá) ou cápsulas.
Nomes
Nome em português: matricária, tanaceto
Nome binomial: Tanacetum parthenium (L.) Sch.Bip., 1844.
Nomes científicos sinônimos: Chrysanthemum parthenium, Leucanthemum parthenium, Pyrethrum parthenium.
Nome francês: grande camomille, paternelle
Nome inglês: Feverfew
Nome alemão: Mutterkraut
Nom italien: partenio
Família
Asteraceae (Asteráceas)
Constituintes
– Óleo essencial
– Sesquiterpeno (partenolídeo, esta substância parece ser responsável pelo efeito contra a enxaqueca)
– Flavonoide
– Cânfora
– Acetato de crisantemilo
Partes utilizadas
– Folhas e inflorescências secas.
Observação: Você pode utilizar as folhas frescas e mastigá-las, utilize 2 folhas por dia no tratamento de enxaqueca, mas cuidado com o risco de aftas.
Efeitos
Anti-enxaqueca, analgésico, febrífugo
Indicações
Em caso de enxaqueca, principalmente como prevenção (efeito comprovado por estudos clínicos), contra a dor de cabeça, atrite, febre, cólicas menstruais.
Efeitos secundários
Efeitos secundários raros (diarréia, inflamação,…), aftas (se matigar as folhas frescas).
É raro, mas algumas pessoas podem desenvolver alergia de contato em caso de aplicação na pele.
Contra-indicações
Gravidez e amamentação. Evite consumir matricária com medicamentos anticoagulantes.
Interações
Ínterações são possíveis com afinadores do sangue, anticoagulantes, como o clopidogrel. Isso pode levar ao aumento de sangramento, especialmente durante o uso diário.
Preparações
– Cápsula ou comprimido de matricária. Para um efeito contra a enxaqueca, a dose de 50-100mg por dia de pó de matricária, este pó deve conter 0,2 a 0,35% de partenolídeo (ver também componentes acima) para uma boa eficácia.
– Decocção de matricária
– Folhas frescas (ou seca). É possível utilizar as folhas frescas e as mastigar, utilizando de 2 a 3 folhas por dia (equivalente a 2g) no tratamento da enxaqueca. No entanto, atenção ao risco de aftas. É também possível utilizar 0,1g de folhas secas por dia.
É aconselhável realizar um tratamento baseado em folhas frescas ou secas na prevenção da enxaqueca durante alguns meses e até anos, se necessário.
Onde cresce a matricária?
A planta é originária da Europa e da Ásia (Cáucaso). A matricária cresce principalmente na Europa e na América do Norte. A planta pode ter um tamanho entre 30 e 60 cm.
Quando floresce a matricária?
A matricária geralmente floresce no verão. A matricária cresce especialmente na Europa, América do Norte e Ásia, como na China. Ela é uma planta fácil de ser cultivada, que cresce em solo bem drenado com boa exposição solar (que não é absolutamente necessária). Esta é uma planta perene.
Observações
– A matricária pertence às plantas mais importantes da fitoterapia em relação à sua eficácia. A matricária parece ter um efeito benéfico para tratar a enxaqueca, uma das doenças mais problemáticas e dolorosas da atualidade, especialmente por causa da existência de poucos tratamentos eficazes atualmente (2015).
Para lutar contra a enxaqueca, se possível, utilize preparações padronizadas de preferência em forma de cápsula ou comprimido (ver acima em Preparação).
– A partir do ano de 1787, a matricária tem sido recomendada pelo Culpeper’s Herbal (livro de plantas medicinais) contra a “dor de cabeça”. Em 1973, uma mulher do País de Gales (Reino Unido) descobrio que a matricária alivia as crises de enxaqueca.
Estudo da Cochrane
A Cochrane, uma instituição científica de referência, conhecida por sua independência, estimou, em uma análise publicada em abril de 2020, que a matricária pode ter um efeito preventivo para a enxaqueca, mas ainda faltavam estudos científicos sólidos1.
– A planta da matricária tem um odor forte e característico.
– Por centenas de anos, a matricária foi utilizada principalmente contra a febre, daí o seu nome Inglês feverfew (redutor de febre).
Referências (fontes):
Cochrane Library (DOI : 10.1002/14651858.CD002286.pub3)
Redação:
Por Xavier Gruffat (Farmacêutico)
Fotos:
Adobe Stock
Atualização:
19.08.2023
Bibliografia e referências científicas:
- Cochrane Library (DOI : 10.1002/14651858.CD002286.pub3)