Publicidade

Home » Nutrição » Batata-doce

Batata-doce

Resumo – Informações interessantes

Resumo batata-doceA batata-doce pertence à família Convolvulaceae, com nome de Ipomomea batatas. Este tubérculo é designado pelo termo geral “batata” juntamente com o adjetivo “doce” devido ao seu sabor adocicado que a difere da batata comum.
A batata-doce é nativa da América do Sul. Seu formato é alongado e arredondado, revestido por uma fina pele que recobre um interior saboroso e cremoso. A pele, assim como o interior, podem apresentar diferentes cores como bege, amarelo, marrom, laranja, vermelho, roxo. Quanto mais escura for a cor da batata-doce, mais rica ela é em nutrientes.

Em regiões tropicais, a batata-doce é um alimento de base devido ao seu elevado teor de proteínas e carboidratos.

A riqueza nutricional da batata-doce a torna própria para uso na medicina tradicional, enquanto o seu sabor suave tem sido explorado na culinário por muitos anos.

Principais nutrientes

Nutrientes (efeitos e potenciais indicações médicas)

Quantidade por 100 g de batata-doce

Carboidratos (fonte de energia primária para o corpo)

17,5 g

Proteínas (faz parte da constituição da massa corpórea e faz parte das funções celulares)

1,4 g

Fibras (promove a assimilação de nutrientes)

2,5 g

Vitamina C (captador de radicais livres)

16,2 mg

Outros nutrientes: lipídios, vitaminas A e B6, cobre,manganês

Em menores quantidades

Número de calorias

Após cozida, 100 g de batata-doce fornecem cerca de 79,1 kcal.

Principais pratos, alimentos, bebidas à base de batata-doce

Principais pratos batata-doceDiferentemente da batata, a batata-doce pode ser comida crua, como carpaccio ou no molho remoulade. Ela pode ser cozida como as batatas, dando um sabor adocicado aos pratos. Há diversas formas de preparo, como fritas, refogadas, salteadas, cozidas em água, etc.
O sabor doce da batata-doce varia. Ele permite que você prepare deliciosas sobremesas, bolos, sorvetes e outros pratos doces. As variedades de polpa amarela da Virginia e de poupa rosa de Málaga são as preferidas para fazer compotas.

A farinha de batata-doce é mais nutritivo que a de trigo, usada para fazer pão e bolos nos países da África e do Caribe.

Na Coréia, ela é servida em forma de macarrão.

A batata-doce ralada pode ser transformada em panquecas crocantes misturadas com cebola picada, ovo e farinha, preparados numa frigideira.

Assim como outros vegetais, a batata-doce pode ser servida como acompanhamento ou como sopas. A batata-doce vai muito bem como purê servido com peixe, adicionando um toque exótico ao prato.

As folhas de batata-doce são comidas como as de espinafre. Em Madagascar e na África Ocidental, elas são servidas com arroz como acompanhamento de carne ou peixe.

Importância nutricional e para a saúde

Estudos têm demonstrado que uma dieta com o consumo regular de batata-doce pode reduzir o risco de certos tipos de câncer como o de vesícula biliar, próstata, mama, rim, pulmão e colo-retal. Isto se deve à sua propriedade de interromper a produção de mutações genéticas que se desenvolvem tumores.

A batata-doce é um antioxidante muito bom. Ela protege os vasos sanguíneos causando relaxamento, combate o mau colesterol e ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

A batata-doce com casca branca atua de maneira positiva no sistema imunológico e na regulação da glicemia. Ela tem efeito benéfico para os diabéticos.

A batata-doce de folhas e conteúdo roxo é rico em antioxidantes da classe das antocianinas, que melhoram a função hepática através da redução dos níveis de enzimas hepáticas.

Receita simples para preparar

Croquetes de batata-doce

Croquetes de batata-doce
Ingredientes:

– 1 kg de batata-doce.
– 1 cebola.
– 1 maço de cebolinha.
– 1 ovo.
– Farinha
– 100 mL de óleo de amendoim.
– Sal e pimenta.

Preparação:

– Primeiro descasque e lave as batatas-doces, em seguida cozinhe. Depois de ter sido cozido por meia hora, amasse-as para fazer um purê.

– Descasque a cebola e pique finamente. Lave e pique a cebolinha.

– Adicione a cebola e cebolinha ao purê de batata-doce, em seguida, adicione o ovo. Tempere com sal e pimenta e use tempere com outras especiarias se quiser. Misture tudo com um garfo.

– O tamanho e o formato dos croquetes é dado pelas mãos.

– Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo alto e frite os croquetes rapidamente, até que tome uma cor marrom dourada.

Dicas: se forem menores, eles são ideais como aperitivos, enquanto que os maiores são ideais para lanches.

Sugestão: Um bom acompanhado é um molho à base de abacaxi, uma especialidade chinesa.

Dicas de nutrição Criasaude

– A pele da batata doce é segura para consumo. A pele contém nutrientes importantes, portanto se possível deve-se consumir a batata-doce com a pele.

– Bebidas à base de batata doce podem efetivamente proteger o fígado.

– Os níveis de beta-caroteno na batata-doce são maiores quando ela é cozida. O consumo regular promove a vitamina A em crianças.

– As folhas são ricas em antioxidantes, muito mais do que em alguns vegetais de folhas verdes.

– Nutricionalmente falando, a batata-doce de polpa laranja e roxa são melhores.

Informações interessantes sobre este alimento

– Escavações arqueológicas mostraram que a batata-doce foi a primeira planta ter sido domesticada.

– Durante muito tempo imaginou-se que a batata-doce fosse originária da Índia, no entanto, ela é nativa da América do Sul, e foi então introduzida na Europa pelos espanhóis.

– A Uganda é o maior produtor, com quase 2 milhões de toneladas por ano.
Fotos: © tpzijl – Fotolia.com, © MediablitzImages – Fotolia.com

Observação da redação: este artigo foi modificado em 30.06.2017

Publicidade