Infusão de menta
Uso
Em caso de problemas digestivos (distúrbios digestivos), colite (espasmódico), cólicas digestivas, flatulência, azia, mau hálito, dor de garganta, dor no trato gastrointestinal, síndrome do intestino irritável, enxaqueca, dores musculares, dores de cabeça (especialmente quando há pressão nos seios da face, como sinusite – o mentol aumenta o fluxo sanguíneo nos seios da face).
Ingredientes
Para uma xícara de infusão de menta utilize:
– 2 gr (3 colheres de café) de folhas secas de menta (hortelã-pimenta)
– Cerca de 200 ml de água
Preparação
– Ferva a água e adicione-a às folhas secas de menta.
– Deixe em infusão por cerca de dez minutos (para obter uma dose eficaz em substâncias ativas). Se possível, cubra o copo para uma melhor infusão dos princípios ativos na água.
Posologia
– Beba uma xícara, 2 a 4 vezes ao dia, em caso de distúrbios digestivos, de preferência entre as refeições.
– Durante dores de cabeça e principalmente em casos de sinusite, antes de tomar o chá de ervas, reserve um tempo para respirar o vapor do copo. Porque este vapor contém mentol que ajuda a “abrir” os seios da face e aumentar o fluxo sanguíneo.
Efeitos secundários
Desconhecemos.
Contra-indicações
Crianças com menos de cinco anos. Obstruções biliares. Lactação.
Aspecto científico deste remédio:
De acordo com nossas pesquisas, atualmente não há consenso científico sobre a eficácia deste remédio na medicina para todas as indicações mencionadas neste arquivo (leia no início da página sobre Indicações). No entanto, estudos demonstraram a eficácia da hortelã-pimenta em certas doenças gastrointestinais, como a síndrome do intestino irritável. Em uma análise de 77 plantas medicinais, a revista francesa Science & Vie estimou em uma publicação especial datada de julho de 2020, que a hortelã-pimenta tinha eficácia comprovada contra distúrbios digestivos. Para chegar a estas conclusões, os jornalistas da Science & Vie analisaram vários estudos e ensaios clínicos publicados entre 2000 e 2018. A maioria dos estudos mostrou um efeito comprovado, em particular contra a dor abdominal e, em particular, contra a síndrome do intestino irritável, graças ao efeito relaxante (espasmolítico) da hortelã-pimenta no sistema gastrointestinal.
Fonte:
Literatura sobre plantas medicinais e remédios naturais.
Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)
Créditos fotográficos:
Criasaude.com.br, Adobe Stock
Última atualização:
21.03.2023