Sinusite
Resumo sinusite
A sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios nasais. As cavidades (paranasais) estão localizadas nos ossos do crânio perto da cavidade nasal e estão cheias de ar. Mais explicações sobre os diferentes grupos de seios na definição de sinusite.
Podemos distinguir sinusite aguda e sinusite crônica. A sinusite aguda geralmente ocorre no inverno e dura no máximo algumas semanas, a sinusite crônica, como o nome implica, tem duração mais longa (mais de 3 meses). Neste resumo vamos falar só de sinusite aguda.
Na maioria dos casos as causas da sinusite são virais (causada por uma gripe, ou resfriado), mas também pode ser às vezes causada por uma bactéria, tais como casos de infecção secundária após uma gripe ou um resfriado. No passado, muitas vezes pensava-se que o tratamento antibiótico foi necessário neste caso, mas um estudo realizado nos EUA publicado no início de 2012 mostrou a ineficácia dos antibióticos para sinusite bacteriana aguda.
Os sintomas clássicos da sinusite aguda são principalmente dor de cabeça, dor generalizada, fadiga, tosse ou resfriado, com ou sem secreção purulenta.
O tratamento da sinusite aguda viral pode com analgésicos, água salina ou inalações. Em caso de origem bacteriana o médico pode prescrever o mesmo tratamento em casos de sinusite viral devido à baixa eficácia de antibióticos. Quando a sinusite é de origem bacteriana, o médico pode receitar anti-inflamatórios. Em crianças, deve-se evitar o uso de ibuprofeno, prefira o paracetamol.
Plantas medicinais e remédios naturais podem curar algumas sinusites virais em específico e tem um baixo custo. Exemplos são: eucalipto, tomilho ou pinho. Um remédio muito eficaz de acordo com os médicos é água com sal.
Para finalizar este resumo, aqui estão algumas boas dicas em caso de sinusite: beba bastante água, umedeça seu apartamento (com um umidificador, por exemplo) para curar mais rápido resfriamento ou prevenir complicações bacterianas frequentemente associadas a um sinal de sinusite.
Definição
Há, portanto, um importante elo entre sinusite e resfriados (sazonal) ou esfriamento do tempo. Existem vários grupos de seios paranasais:
– 2 seios maxilares
– 2 seios frontais
– 10-20 seios etmoidais
– 2 seios esfenoidais
Note-se que em crianças apenas os seios etmoidal e maxilar estão presentes, o desenvolvimento dos seios frontais está em torno de idade de dois anos, e o esfenóide em torno de três anos.
Sinusite aguda ou sinusite crônica
Há diferenças entre a sinusite aguda (geralmente pega depois de uma gripe ou resfriado) de sinusite crônica (com duração superior a 3 meses). A sinusite crônica é a doença mais comum nos Estados Unidos, é, portanto, uma inflamação que afeta uma população muito grande. Note-se que durante a sinusite, a mucosa do seio tende a produzir excesso de muco que obstrui os seios e causa sintomas incômodos e dolorosos.
Causas
A sinusite pode ser causada por:
– Rinite (congestão nasal, coriza), muitas vezes causada por um vírus (que também pode levar a infecção bacteriana secundária, veja abaixo em tratamento da sinusite);
– Doenças bacterianas (infecções bacterianas);
– Resfriado;
– Alergias (febre do feno por exemplo). A alergia é a principal causa de sinusite crônica;
– Problemas dentários;
– Mergulho em água fria, por exemplo, mergulhadores;
– Problemas com deformidades nasais;
– Pólipos nasais (com a alergia, outra causa comum de sinusite crônica);
– Fibrose cística;
– Ar seco;
– Um sistema imunológico enfraquecido devido a uma doença ou a medicações;
(Não sabemos todas as causas de sinusite, incluindo causas da sinusite crônica são muitas vezes desconhecidas).
Sintomas
Os principais sintomas da sinusite são:
– A dor de cabeça (muitas vezes você pode sentir uma pressão ao nível dos olhos);
– A fadiga (especialmente em casos de sinusite crônica);
– Uma dor que atinge a cabeça, com alta sensibilidade na face. A dor pode ser localizada e variar em intensidade, dependendo do seio afetado. Dor de ouvido, bem como ao nível dos dentes são possíveis;
– As secreções nasais freqüentemente verde-amareladas e espessas (especialmente no caso de sinusite causada por bactérias, ver abaixo), por vezes, o cheiro pode ser nauseante;
– Presença de catarro, muco do nariz presente na boca;
– Obstrução nasal (rinite), causando respiração difícil;
– Às vezes, dor de dente (se for alcançado seio atrás dos dentes);
– Às vezes olhos vermelhos e inchados;
– Uma tosse;
– Às vezes, febre (principalmente em crianças);
– Redução do olfato e paladar;
– Um mau hálito.
Nota: Consulte um médico se a sinusite dura mais tempo (mais de 7 dias), torna-se freqüente (várias vezes por ano) ou é acompanhada por sintomas suspeitos (o fluxo de sangue, etc).
Seios saudáveis e inflamados
Diferenças entre sinusite viral aguda e sinusite aguda de origem bacteriana
Em casos de sinusite aguda bacteriana de secreções nasais são freqüentemente verde-amareladas, espessas e purulentas. Em casos de sinusite viral, as secreções são menos purulentas.
Duração dos sintomas de diferentes tipos de sinusite
A sinusite aguda causada por vírus (muitas vezes associada com a gripe ou um resfriado):
– Menos de 7 a 10 dias.
A sinusite aguda de origem bacteriana:
– De 10 dias a cerca de 12 semanas.
A sinusite crônica:
– Acima de 12 semanas (3 meses).
Diagnóstico
O diagnóstico de sinusite é geralmente feito por exame clínico do paciente por um médico.
Um endoscópio (um pequeno instrumento óptico/iluminado) pode ser usado para olhar dentro do nariz.
E, às vezes em casos de dúvida no diagnóstico, o médico pode fazer exames ou testes, como radiografias ou utilizar outras técnicas como a tomografia.
Complicações
Em alguns casos, e na ausência de tratamento, a sinusite bacteriana pode levar a complicações tais como a meningiteou otite (inflamação do ouvido).
Tratamentos
Tratamento da sinusite aguda (viral e bacteriana):
A rede de hospitais de referência Mayo Clinic, muitas vezes considerado o melhor hospital do mundo, estimou em um artigo de outubro de 20221 que os remédios naturais (leia abaixo) podem fazer parte de um tratamento suficiente para tratar a sinusite aguda.
Sinusite viral
Contra sinusite viral o farmacêutico ou o médico podem prescrever:
– Para a dor: analgésicos, como paracetamol.
Analgésicos (contra a dor)
O médico também pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos – como ibuprofeno (ou dexibuprofeno), ácido acetilsalicílico (aspirina) e paracetamol; ou corticosteroides mais avançados para reduzir a inflamação associada à sinusite. Os analgésicos reduzem a dor causada pelo aumento da pressão nas cavidades sinusais, conforme observado pela Mayo Clinic (link funcionando em 16 de janeiro de 2020).
– Medicamentos para limpar os seios e limpar:
– Spray nasal ou comprimidos de descongestionantes (vasoconstritores) ou corticosteróides nasais contendo pulverização (geralmente vendidos sob prescrição médica)
– Inalações, tais como ervas (ver também bons conselhos/dicas)
Sinusite de origem bacteriana
O objetivo da cirurgia pode ser, por exemplo, a remoção de pólipos nasais ou um alargamento da abertura de uma ou mais cavidades para favorecer a eliminação do muco.
Sinusite em crianças
Atenção, de acordo com um estudo francês realizado em 2013 pelo hospital La Timone em Marselha, deve-se evitar ao máximo o ibuprofeno em caso de sinusite em crianças. Pesquisadores de fato observaram um risco aumentado de complicações intracranianas graves ao se tomar ibuprofeno. Devemos preferir paracetamol para dor de cabeça e/ou febre em crianças.
Cirurgia
Uma cirurgia nos seios da face, geralmente por endoscopia, pode tratar a sinusite crônica que não responde a outros tratamentos médicos. Mais de 250.000 cirurgias de seios da face ocorrem a cada ano nos Estados Unidos2. Na cirurgia endoscópica dos seios da face, um endoscópio e outros instrumentos cirúrgicos são inseridos no nariz para alargar ou abrir as vias de drenagem normais que conectam os seios da face à cavidade nasal. Para pessoas com infecções crônicas ou recorrentes, essas aberturas podem estar muito inchadas para permitir uma boa drenagem, daí o interesse na cirurgia.
Inutilidade dos antibióticos:
De acordo com uma equipe liderada por pesquisadores do Massachusetts Eye and Ear, os antibióticos não são necessários para os pacientes após a maioria das cirurgias endoscópicas dos seios da face, apesar da prática comum de prescrevê-los. Este estudo foi publicado em 19 de dezembro de 2020 na revista científica IFAR: International Forum of Allergy & Rhinology (DOI: 10.1002/alr.22756).
Sinusite crônica
– O tratamento da sinusite crônica é caso para um médico, o tratamento pode ser medicamentoso (antibióticos, antiinflamatórios, corticosteróides, imunoterapia em casos de origem alérgica) ou cirúrgico (limpeza dos sinus), em certos casos.
– O médico também pode sugerir medicamentos anti-inflamatórios (ibuprofeno, aspirina, etc.) ou corticosteróides para reduzir a inflamação associada à sinusite.
– Um estudo britânico realizado pela Universidade de Southampton e publicado em 2016 na revista especializada CMAJ (Canadian Medical Association Journal), mostrou que irrigações nasais a base de água salgada foram eficazes em casos de sinusite crônica, mais que as inalações. De acordo com pesquisadores britânicos, a utilização de antibióticos para tratar a sinusite crônica é muitas vezes ineficaz e aumenta a taxa de resistência aos antibióticos.
Plantas medicinais
As seguintes plantas medicinais têm sido capazes de demonstrar a eficácia contra a sinusite, principalmente para usar como uma inalação (remédio muito útil para desobstruir os seios, comprimido ou xarope.
Os medicamentos fitoterápicos descritos a seguir podem ser usados em casos de sinusite viral aguda sem nenhum problema, mas em caso de sinusite bacteriana, consulte o seu médico.
– Eucalipto, principalmente na forma de óleo essencial para fazer inalação de vapor.
– Pinho, na forma de óleo essencial para fazer inalação de vapor.
Remédios naturais
– Solução salina fisiológica (soro fisiológico)
Dicas & Prevenção
– Faça inalações (por exemplo, a base de óleo essencial de plantas medicinais, leia acima). Durante a inalação, o vapor penetra de forma regular e suave no nariz.
No entanto, a eficácia das inalações para sinusite crônica foi questionada por um estudo britânico publicado em 2016 (leia mais em Tratamentos acima). Este estudo mostrou que as irrigações nasais com água salgada foram eficazes em casos de sinusite crônica.
– Beba líquidos regularmente: a bebida melhora a condição de sinusite.
– Evite bebidas alcoólicas.
– Use um umidificador, especialmente no inverno, quando o tempo é mais secos. No caso de sinusite, ajuda umedecer as membranas mucosas do nariz e seios e assim soltar o muco e, assim, aliviar sinusite, o efeito também deve ser preventivo.
– Consuma vitamina C, é um estimulante para combater a inflamação (sinusite é uma doença inflamatória).
– Tente curar o mais rápido possível os resfriados ou rinites, uma vez que a sinusite aguda pode surgir quando essas 2 doenças estão mal curadas, com uma infecção secundária que causa de fato a sinusite.
– Se você estiver em tratamento com antibióticos contra sinusite, nunca pare o tratamento antes do final programado pelo médico mesmo que os sintomas tenham desaparecido. Sempre siga exatamente o conselho do médico e farmacêutico, na dosagem de drogas para evitar a recaída e a resistência aos antibióticos.
– Evite fumar e não se exponha ao fumo passivo.
– Aplicar compressas mornas sobre o nariz, bochechas e olhos. Isso pode ajudar a aliviar a dor.
– Relaxe. Descansar permite que o sistema imunitário combata mais eficazmente.
– Durma com a cabeça elevada, pois isso ajuda os seios paranasais secarem.
– Tenha cuidado para não consumir sprays nasais contendo produtos químicos (contra resfriados) durante um longo período, geralmente é recomendado um máximo de 10 dias de tratamento. Na verdade, o uso de sprays, durante um longo período pode conduzir a um ciclo vicioso que piora resfriados nomeadamente reduzindo a sensibilidade das membranas nasais para o produto químico. Pergunte ao seu médico ou farmacêutico.
Fontes:
Mayo Clinic, IFAR: International Forum of Allergy & Rhinology (DOI: 10.1002/alr.22756).
Update:
20.11.2022
Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)
Bibliografia e referências científicas:
- Artigo da Mayo Clinic datado de 2 de outubro de 2022, Mayo Clinic Q and A: Sinusitis and treatment options, site acessado pelo Criasaude.com.br em 4 de outubro de 2022
- MASSACHUSETTS EYE AND EAR INFIRMARY, comunicado à imprensa datado de 6 de janeiro de 2021