Tomilho
Resumo
Planta medicinal com um forte efeito desinfetante, utilizada contra tosses, bronquites ou dor da garganta. É apresentada sob forma de chá, tintura, cápsulas ou xarope.
Nomes
Nome em português: tomilho, timo
Nome binomial: Thymus vulgaris L.
Nota: o gênero Thymus contém de 80 a 400 espécies diferentes, de acordo com os cientistas. As duas espécies mais conhecidas são o Thymus vulgaris e o Thymus serpyllum.
Nome inglês: Thyme
Nome espanhol: tomillo
Nome francês: thym, thym des jardins, thym vrai
Nome alemão: Thymian
Nome italiano: timo
Família
Lamiaceae
Constituintes
Óleo essencial de tomilho (timol, carvacol), flavonóides, taninos, luteolina, ferro (124 mg de ferro não heme por 100 g de tomilho seco), fibra alimentar
Partes utilizadas
Sementes, folhas, flores.
Efeitos
Desinfetante, antisséptico, antitosse, antiinflamatório, fluidificante (para a tosse), broncoespasmódico, expectorante, aromático (utilizado principalmente na culinária), bactericida, cicatrizante, antifúngica.
Indicações – Para que serve?
Uso interno (infusão):
Contra os problemas das vias respiratórias superiores, como tosse, dor de garganta, bronquite, resfriado, gripe, sinusite, asma, coqueluche (na Alemanha, o tomilho é indicado para tratar sintomas desta doença infantil 1), dor de cabeça, problemas digestivos.
Uso externo (gargarejo):
– Gargarejos: dores de garganta, aftas.
– Inalação: resfriados, sinusite.
– Em spray: Utilizado para desinfecções de superfícies. Como possui um efeito repulso o spray também pode ser utilizado contra os insetos, feridas.
Efeitos secundários
Risco alérgico (óleo essencial)
Contra-indicações
Alergia ao tomilho, leia a bula ou instruções de uso ao comprar uma preparação de tomilho.
O óleo essencial de tomilho é contraindicado para mulheres grávidas, crianças menores de 6 anos e pessoas em uso de medicamentos anticoagulantes.
Interações
Desconhecidas
Preparações
– Chá de tomilho (infusão de tomilho)
– Inalação de tomilho (contra a tosse, bronquite)
– Capsulas (contra a tosse, bronquite)
– Xarope de tomilho (contra a tosse, bronquite)
– Óleo essencial de tomilho (contra picadas de insetos para uso externo ou na proporção de uma gota por dia de óleo essencial de tomilho diluído em uma colher de óleo para uso interno contra doenças respiratórias e digestivas)
– Remédio à base de tomilho e mel
– Banho de tomilho (coloque 100g de ervas secas de tomilho em 1 litro de água fervente, deixe em infusão por 15 minutos, filtre e despeje na água do banho. Remédio ideal em caso de resfriado)
Onde cresce o tomilho?
O tomilho cresce no mundo inteiro, especialmente nos países mais quentes. No Brasil o tomilho é cultivado no Sul e Sudeste. O tomilho é originário da região mediterrânea.
Como o tomilho, o serpilho gosta de um ambiente seco e ensolarado. O tomilho, um pequeno arbusto, atinge uma altura entre 10 e 30 cm.
Quando colher o tomilho?
O tomilho é colhido no final do verão (para preparações medicinais). Na Europa, a floração geralmente ocorre de abril a junho
O tomilho é uma planta que seca facilmente. Aconselha-se colher o tomilho logo antes da florada, para a obtenção do máximo de aromas. Para conservar o tomilho, mantenha-o em um recipiente bem fechado, seco e ao abrigo da luz.
Plante você mesmo
É em plena luz solar que esta espécie dá origem aos melhores aromas. O tomilho também vive muito bem em jardineiras.
Saber mais: Ebook – 50 plantas medicinais para serem cultivadas em seu jardim ou varanda
Observações
– O tomilho, com seu cheiro forte e particular, tem um forte poder desinfetante. Em determinados países da África do Norte, são efetuadas desinfecções hospitalares a base de óleo essencial de tomilho como medida de economia. A preparação do tomilho em infusões é muito indicada e eficiente contra a tosse há muito tempo.
Ler também: 12 plantas medicinais que podem ser cultivadas no seu jardim.
– O termo Thymus, do nome científico, viria do grego antigo thyo e significa “perfumar”. Na época da Grécia antiga, cheirar tomilho supostamente dava coragem e força. Mas o termo thyo também pode significar “coragem”. Outra possibilidade da origem do termo Thymus também vem do grego para thumon e significa “que é tomado como um sacrifício”, porque a planta foi queimada em ritos religiosos.
– O tomilho pertence às Ervas Provençais, tais como notadamente o alecrim, a lavanda, o hissopo, a sálvia, o funcho ou erva-doce, etc. Essas plantas crescem em condições secas e quentes durante a “belle saison”, tal qual no Sul da França. Também encontramos o tomilho no Bouquet Garni, uma seleção de plantas aromáticas em forma de buquê, utilizada em inúmeras receitas culinárias. Graças às suas propriedades digestivas, o tomilho é frequentemente usado com alimentos gordurosos.
– Os egípcios antigos utilizavam o óleo essencial de tomilho para embalsamar seus mortos.
– O termo Thymus que define o gênero no nome científico (Thymus serpyllum L.), vem do grego antigo Thyo e significa “perfume”. Na época da Grécia antiga, o odor do Thymus (especialmente o tomilho) era utilizado para dar coragem e força. Mas o termo Thyo também pode significar “coragem”. O nome da espécie serpyllum vem do latim e significa “rastejar”. De fato, está é uma espécie rasteira.
– Na Idade Média, o serpilho era aconselhado pelo famoso botânico alemão Hildegard de Bingen principalmente em casos de lepra.
– Um estudo publicado em 2018 na Phytotherapy Research (DOI: 10.1002/ptr.6109) mostrou uma forte atividade antiviral e antibacteriana do tomilho.
– Como o tomilho seco é rico em ferro, existem 124 mg de ferro não heme por 100 g, você pode adicionar tomilho seco a certos pratos, como molhos de tomate.
Saber mais: Ebook – 50 plantas medicinais para serem cultivadas em seu jardim ou varanda
Fontes & Referências:
Fontes:
National Geographic, Science & Vie (edição especial de julho de 2020)
Referências (literatura):
Molecule (DOI: 10.3390/molecules200712016), Pesquisa Fitoterápica (DOI: 10.1002/ptr.6109)
Última atualização:
21.09.2022
Fotos:
Criasaude.com.br, Adobe Stock
Redação:
Xavier Gruffat (farmacêutico)