Cãibras musculares (câimbras musculares)
Definição
As cãibras musculares são desencadeadas localmente. Essas cãibras pertencem ao conceito mais geral de “contratura muscular” ou espasmo muscular. No entanto, em medicina, o termo “contratura muscular” é relativamente pouco claro1. A cãibra muscular da panturrilha é uma das cãibras mais comuns. As cãibras ao nível lombar, que são contraturas bastante musculares, não serão tratadas neste dossier, pois acredita-se que possam ter origem à nível central e não apenas ao nível local. Distinguimos a cãibra do esportista da cãibra notruna, que ocorre geralmente durante o sono.
A cãibras são relativamente frequentes nas grávidas e nos esportistas, pois estes grupos de pessoas apresentam uma carência em mineirais (magnésio) com mais freqüência.
Em raros casos, as cãibras podem ser mais graves (origem vascular ou metabólica). Sendo assim, se elas ocorrerem regularmente mesmo com o uso de remédios para combatê-las, consulte um médico.
Epidemiologia
Estima-se que até 95% dos adultos sofram de cãibras em algum momento de suas vidas.
Causas
Cãibras musculares
As causas das cãibras do esportista continuam bastante misteriosas. Já faz muito tempo que se pensa que as cãibras encontradas em atletas são provenientes da desidratação; esta hipótese continua sendo possível. Mas nos últimos anos, as pesquisas têm sugerido que as cãibras não afetam realmente os músculos e sim os nervos. Estes às vezes enviam uma mensagem errada para os músculos, o que leva às cãibras. É por isso que cientistas que estudaram o assunto, como o ganhador do Prêmio Nobel de Química Rod MacKinnon, recomendam beber bebidas picantes como por exemplo gengibre ou wasabi para prevenir cãibras. O objetivo é obter um “choque” no sistema nervoso, para perturbar o corpo e diminuir as cãibras. Leia mais sobre isso abaixo em Tratamentos.
Cãibras noturnas
No caso das cãibras noturnas, ainda não sabemos suas causas exatas. O que sabemos é que com a idade a incidência deste tipo de cãibra vai aumentando. Cerca de 75% das cãibras musculares ocorrem durante a noite.
A esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurológica grave e rara que pode levar a cãibras musculares.
As estatinas podem levar a efeitos colaterais musculares, levando em particular a cãibras musculares.
Sintomas
As cãibras musculares se caracterizam por uma contratura dolorosa repentina, por exemplo, após um esforço físico (durante a prática de um esporte) ou durante o sono, à noite.
As cãibras duram de alguns segundos a 15 minutos (às vezes mais) e depois desaparecem, as consequências raramente são graves, mas a dor pode se revelar muito forte durante a crise de cãibra.
As conseqüências são raramente graves, mas a dor pode ser muito forte durante a crise de cãibra. Esteja sempre atento e peça conselhos ao seu médico em caso de diabtes, doenças nervosas, após o uso de medicamentos ou se elas forem freqüentes.
Tratamentos
Como quase sempre, na medicina é necessário primeiramente tentar encontrar a causa (por ex. origem devido a uma doença do metabolismo, um distúrbio cardiovascular), se este não for o seu caso, você pode:
– Fazer uma massagem (ver outras dicas para tratar as cãimbras musculares).
– Se as cãibras reincidirem, utilize miorrelaxantes como o tetrazepam ou a tizanidina. Atenção, estes são medicamentos que devem ser prescritos por um médico e podem provocar sonolência.
O uso de relaxantes musculares de ação central geralmente vendidos sob prescrição médica, como tetrazepam, tizanidina, baclofeno, tolperisona ou metocarbamol, não são recomendados para cãibras locais, como no caso da panturrilha2. No entanto, esses medicamentos podem ser usados se necessário em contraturas musculares na região lombar.
– Em caso de cãibras noturnas frequentes, o médico poderá indicar remédios à base de quinina (por ex. vendidos em forma de sulfato de quinina), um medicamento contra a malária que pode ter uum efeito positivo contra as cãibras.
No entanto, alguns cientistas questionam a eficácia da quinina e destacam principalmente o risco desta molécula para a saúde. A revista francesa de referência Prescrire publica periodicamente uma lista de medicamentos comercializados na França e na União Europeia, mas que devem ser evitados devido à relação risco-benefício não ser favorável. A quinina, encontrado na lista da Prescrire de 2017, não seria de fato mais eficaz do que o placebo, além de causar efeitos secundários graves, por vezes fatais, como por exemplo: reações anafiláticas e doenças hematológicas.
– Se as cãibras ocorrerem regularmente, procure também tratamentos preventivos.
– Os anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs), como o ibuprofeno, não agem no músculo, mas podem agir contra a dor durante as cãibras. O problema é que o alívio geralmente não é imediato, pois os AINEs geralmente demoram 1 hora para fazer efeito.
Tratamentos naturais
Um creme contendo mentol também pode ajudar a aliviar a dor durante as cãibras musculares.
Dicas terapia
– Em caso de cãibra, aconselhamosa pegar a pontado pé e puxá-la bem forte para cima. Você podetembém apoiar a planta dopé contra um muro para ajudar a passar a cãibra.
– É possível aplicar uma bolsa térmica sobre a cãibra, isso ajudará arelaxar o músculo. É possível utilizar uma garrafa de água quente. A aplicação de calor deve durar de 5 a 10 minutos e então faça um alongamento do músculo (streching).
Prevenção
– Experimente preparações à base de magnésio, pois este mineral exerce um forte efeito preventivo sobre as cãibras musculares. Experimente-o por exemplo, por um mês. As cãimbras dos esportistas ou das grávidas são geralmente ligadas à uma carência em magnésio.
– O potássio pode também ter um efeito preventivo sobre as cãibras.
– Una alimentação saudável e rica em mineirais como o magnésio e o cálcio, pode ajudar a prevenir as cãibras. Alguns exemplos: gérmen de soja, arroz, pão, noz.
– Beba muita água, uma água rica em magnésio, se possível. Sabe-se que os músculos precisam de muita água para se contrair corretamente. Se hidratar bem pode evitar principalmente as cãibras noturnas.
– Faça exercícios físicos regulares, como caminhar, para ativar a circulação sanguínea. O exercício físico também reduz a fadiga muscular, o principal fator de cãibras.
– Esportistas devem fazer um bom aquecimento para evitar ao máximo as cãibras musculares.
– Assim que você sentir uma câimbra pare a prática de exercício ou esporte.
– Como pode ser visto acima em Tratamentos, a ingestão de bebidas picantes antes da prática esportiva apresenta um efeito preventivo significativo.
– Um pequeno estudo científico realizado sobre pessoas idosas mostrou que a ingestão 3 vezes ao dia de complementos alimentares à base de vitamina do complexo B por 3 meses, reduziu as cãibras nas pernas em 86% dos participantes. A ingestão de vitamina do complexo B diminuiu não só as cãibras, mas também sua duração.
Fonte:
Prescrire
Redação:
Por Xavier Gruffat (farmacêutico)
Fotos:
Fotolia.com
Atualização:
Este artigo foi modificado em 21.03.2022
Bibliografia e referências científicas:
- Artigo da revista editada pela Universidade de Basel (Suíça), [email protected], edição de meados de fevereiro de 2022
- Artigo da revista editada pela Universidade de Basel (Suíça), [email protected], edição de meados de fevereiro de 2022